Publicidade

Estado de Minas FOLIA

Começa oficialmente o Carnaval 2020 em BH

No calendário da Belotur, o período da folia tem início neste sábado, 8 de fevereiro, e só termina no dia 1º de março


postado em 08/02/2020 00:37 / atualizado em 08/02/2020 01:01

Serão mais de 20 dias de Carnaval em Belo Horizonte, com cerca de 500 blocos espalhados por vários cantos da cidade(foto: Alexandre Guzanshe/PBH/Divulgação)
Serão mais de 20 dias de Carnaval em Belo Horizonte, com cerca de 500 blocos espalhados por vários cantos da cidade (foto: Alexandre Guzanshe/PBH/Divulgação)
"Eu quero é botar meu bloco na rua". Para os milhares de foliões que devem lotar as ruas de Belo Horizonte, o Carnaval chegou oficialmente - o agito já tomava conta da capital mineira desde o começo de janeiro, com festas, ensaios e encontros de vários blocos. Mas é neste sábado (8 de fevereiro) que a programação oficial da festa tem início na cidade, com a participação de mais de 500 agremiações.

Para que o público sinta-se seguro com relação ao perigos provocados pelas chuvas que vem castigando BH, a Belotur tem atuado junto à Defesa Civil e os Bombeiros, alterando o percurso de blocos que passariam por áreas de risco. "O nosso sistema foi programado para não deixar as pessoas registrarem percursos de blocos que passam por essas zonas", diz GIlberto Castro, presidente da empresa municipal de turismo. Ele afirma ainda, que áreas hospitalares também estarão preservadas dos percursos dos blocos.

Então, pegue seu glitter, caixa de isopor (e guarda-chuva, afinal, nunca se sabe) e confira a programação do primeiro final de semana oficial de Carnaval em Belo Horizonte:

Sábado (8 de fevereiro)

Feira Repagina de Carnaval

Quem ainda não arrumou a fantasia ideal para a folia ganha uma chance de comprar os últimos itens que faltavam na Feira Repaginada de Carnaval. Acessórios, maquiagens, roupas e vários outros tipos de produtos feitos a mão marcam presença nas mesas do evento. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar a cortesia pelo Sympla.

Local: Rua Sapucaí, 303, Floresta
Horário: das 10h às 17h

Cefet com Banana

Criado pelos estudantes da universidade técnica da avenida Amazonas, o Cefet com Banana promete levar para as imediações da avenida Brasil uma programação bem eclética. Axé, funk, rock, MPB, forró, pagode, samba, sertanejo, pop. Todos os ritmos tem o seu espaço na bateria do bloco.

Local: avenida Brasil, 1145, Funcionários
Horário: a partir das 13h

Morreu Bahia

A expressão famosa entre os belohorizontinos, usada quando alguém termina uma tarefa, emprestou o seu nome para um dos blocos que abrem a temporada de festas na capital. O Morreu Bahia promete levar para a região da avenida Álvares Cabral toda a animação do axé dos anos 90, com muita Ivete Sangalo, Netinho, Olodum e Timbalada.

Local: avenida Álvares Cabral, 351, Lourdes
Horário: a partir das 13h

Domingo (9 de fevereiro)

Como te Lhama

Criado após um encontro de músicos brasileiros e latinos, o bloco Como te Lhama mistura várias influências do nosso continente. Reggaeton, ragga, guaracha, salsa, quarteto, carimbó, afoxé e maracatu marcam presença dentro do repertório.

Local: rua Belém, 1000, Saudade
Horário: a partir das 10h

Circo Marimbondo

Também tem bloquinho para as crianças na largada da folia. Folclore Mineiro, Clube da Esquina e outras canções tradicionais do Carnaval são a inspiração do Circo Marimbondo. Composto em sua maioria por educadores musicais e músicos pesquisadores, o bloco procura tornar o período de festas algo bem mais inclusivo e interativo.

Local: rua Alvinópolis, 460, Santa Tereza
Horário: a partir das 11h

Bloco do Xai-Xai

E também vai ter bloco caricato! Criado por integrantes da Bartucada, o Bloco do Xai-Xai é conhecido pela presença sempre marcante de foliões fantasiados, bonecões, porta-estandarte e porta-bandeiras. Clássicos do axé, funk, rock, mpb, forró, pagode, samba, pop, marchinha e afro marcam cada passo do cortejo.

Local: rua sergipe, 780, Savassi
Horário: a partir das 14h

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade