Publicidade

Estado de Minas FICA PARA O ANO QUE VEM

Festa árabe é cancelada em BH devido às chuvas e momento difícil da cervejaria Backer

Festival de Comida e Cultura Sírio-Libanesa chegaria à terceira edição na Savassi


postado em 12/02/2020 22:57 / atualizado em 13/02/2020 00:24

A edição de 2019 do Festival Sírio-Libanês reuniu cerca de 14 mil pessoas: evento foi cancelado em 2020 (foto: Consulado da Síria em Minas Gerais/Divulgação)
A edição de 2019 do Festival Sírio-Libanês reuniu cerca de 14 mil pessoas: evento foi cancelado em 2020 (foto: Consulado da Síria em Minas Gerais/Divulgação)
Os fãs de comida árabe e feiras de rua vão ficar sem o Festival de Comida e Cultura Sírio-Libanesa em Belo Horizonte este ano. A terceira edição do evento foi cancelada em função dos transtornos ocasionados pelas chuvas na capital mineira e do momento delicado vivido pela cervejaria artesanal Backer, uma das principais patrocinadoras da festa. A Prefeitura de BH, que também apoiava o festival, está concentrada em reconstruir os locais cidade afetados pelas tempestades.

Além de trazer gastronomia típica, a festa promove atividades culturais, como apresentações de dança árabe(foto: Consulado da Síria em Minas Gerais/Divulgação)
Além de trazer gastronomia típica, a festa promove atividades culturais, como apresentações de dança árabe (foto: Consulado da Síria em Minas Gerais/Divulgação)
A festa estava prevista para acontecer no início de maio. "A situação da cidade é complicada. O momento não é ideal para festa", lamenta Emir Cadar, cônsul da Síria em Belo Horizonte. Contudo, ele garante que a festa será realizada em 2021.

Na segunda edição do festival, em 2019, o evento dobrou de tamanho e recebeu cerca 14 mil pessoas, número três vezes maior do que a primeira festa. No ano passado, foram 30 barracas de bebida e comida árabes espalhadas por dois quarteirões e meio da Savassi. A cervejaria Backer foi responsável por grande parte das bebidas. Além da gastronomia típica, o evento teve, ainda, atrações culturais, como os shows de dança que foram coordenados pelo Studio Brigitte Basha.

A feira é promovida é conjunto pelo Consulado da Síria em Belo Horizonte e a Câmara de Comércio Líbano Brasileira do estado. "Ficamos tristes com cancelamento. Criamos a festa com muita dedicação e planejamento junto com a colônia libanesa na capital. Mas a decisão foi pensada e acho que é a melhor solução", analisa Emir Cadar.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade