Publicidade

Estado de Minas ARTE

Museu Mineiro apresenta exposição de fotopinturas

A mostra Deslimites da Memória traz obras dos artistas Cyro Almeida e Júlio Santos, considerado um mestre dessa técnica


postado em 06/03/2020 15:08

Uma das fotopinturas que integram a exposição Deslimites da Memória no Museu Mineiro(foto: Cyro Almeida e Júlio Santos/Divulgação)
Uma das fotopinturas que integram a exposição Deslimites da Memória no Museu Mineiro (foto: Cyro Almeida e Júlio Santos/Divulgação)
O Museu Mineiro, na avenida João Pinheiro, apresenta, a partir de 7 de março, a exposição de fotopinturas Deslimites da Memória, com obras criadas por dois artistas: o mineiro Cyro Almeida e o cearense Júlio Santos, considerado um mestre dessa tipo de arte, que é baseada em retocar, à mão, fotografias de figuras humanas em preto e branco ou baixo contraste.

A mostra traz imagens registradas por Cyro, em Belo Horizonte, e coloridas por Júlio. São fotos da chamada geração Z, pessoas que nasceram na "era da internet", ou seja, a partir de meados dos anos 1990. "Nesse trabalho coletivo retratei jovens e adolescentes que performaram, para uma câmera analógica de médio formato, em atitudes e expressões faciais que normalmente fariam em selfies que circulam nas redes sociais. A partir daí, vem a atuação do mestre Júlio que, de forma harmoniosa, conclui a fusão entre passado e presente, unindo aquelas fotografias às suas técnicas de fotopintura", comenta Cyro Almeida.

De acordo com Ana Werneck, diretora de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a exposição Deslimites da Memória é uma excelente oportunidade para que o público entenda como a arte pode ser colaborativa: "São dois trabalhos distintos, dois olhares diferenciados que formam uma obra única. As peculiaridades de cada artista, seja pelo olhar mais contemporâneo do Cyro Almeida, seja pelas tradições do mestre Júlio Santos, criam obras singulares, que dialogam de forma muito harmoniosa e permitem que o visitante possa criar suas próprias histórias a partir dessas belas criações", diz.

Durante o período da mostra, o público poderá assistir, de perto, como as fotopinturas são produzidas, no ateliê aberto, que será realizado por Júlio Santos, nos dias 10 e 11 de março (das 14h às 17h) na sala de exposições temporárias do Museu Mineiro. Ainda no dia 11, ocorre outro evento interessante ainda dentro da exposição: um bate-papo de Cyro Almeida e Júlio com público, no dia 11 de março (às 19h30), onde eles falarão sobre os processos de produção, as técnicas utilizadas, equipamento fotográfico e a história da fotografia e da fotopintura no Brasil.

Exposição Deslimites da Memória
Onde: Museu Mineiro
Endereço: avenida João Pinheiro, 342, Lourdes, BH
Data: 7 de março a 3 de maio
Horário: terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h50; sábados e domingos das 12h às 18h50
Entrada gratuita
Informações: (31) 3269-1103

(Com informações da assessoria de imprensa da Secult)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade