Publicidade

Estado de Minas FOTOGRAFIA

Casa Cor Minas recebe exposição da fotógrafa Leca Novo

A mostra 'O Simbionte' aborda a integração entre o indivíduo e o lar no contexto da pandemia


postado em 27/09/2021 00:01 / atualizado em 27/09/2021 00:03

(foto: Leca Novo/Divulgação)
(foto: Leca Novo/Divulgação)
Está em cartaz nos jardins da edição 2021 da Casa Cor Minas, a exposição "O Simbionte", da fotógrafa Leca Novo, que retrata novas relações sobre o morar. Por meio de uma nova abordagem fotográfica, a profissional retrata o sentimento de recolhimento no contexto da pandemia, em que as casas, seus cômodos, seus espaços e objetos ganham novos significados, em uma inusitada conexão simbiótica com o indivíduo.

A fotógrafa mineira Leca Novo(foto: Facebook/Leca Novo/Reprodução)
A fotógrafa mineira Leca Novo (foto: Facebook/Leca Novo/Reprodução)
Ao buscar novas formas de atuação dentro da fotografia, Leca voltou seu olhar para o único ambiente possível de ser observado naquele momento: a casa. A partir de uma reflexão sobre esse contexto de clausura das pessoas em seus próprios lares, a fotógrafa percebeu que a relação dos moradores com a casa havia mudado. Mas a busca primordial, sempre pelo melhor ângulo, não. Era preciso registrar essa fase que ninguém sabia até quando duraria. Nascia aí o projeto Simbionte.

Os moradores foram fotografados em momentos de integração: suas casas agora são lugar de trabalho, terapia, família, amizade e lazer. A presença obrigatória do morador passa a compor uma nova paisagem. E a relação propositalmente criada no ambiente fotográfico é a de que o morador faça parte da casa: um ecossistema propício à relações simbióticas.

Leca Novo escolheu seis moradores especiais para seu projeto: o arquiteto Carlos Teixeira, a advogada Luciana Nepomuceno, o arquiteto Pedro Lázaro, a stylist Mariana Sucupira, a galerista Flávia Albuquerque e a artista plástica Eula Teixeira. Nas fotografias, os personagens criam uma nova harmonia entre o corpo e o lar. O indivíduo não muda de cenário e o cenário já não existe sem o indivíduo.

Colaborações

A ambientação das fotografias é ressaltada pelas vestimentas dos retratados cuidadosamente escolhidas pela stylist carioca Mariana Sucupira. Além dela, quem contribui com o projeto e enriquece o seu conceito é o arquiteto Alexandre Rousset, que desenvolveu a cenografia e a concepção do ambiente da exposição. Em meio à mata, ergue-se uma instalação de andaimes entre árvores, que eleva o olhar para a estrutura instalada. As caixas iluminadas com fotografias impressas em lona backlight transmitem a sensação de que há vida ali.

Sobre a fotógrafa

Leca Novo é mineira e formada em Marketing. Despertou para fotografia em 2003, mas somente em 2011 passou a dedicar exclusivamente à profissão. A forte atuação inicial em eventos trouxe muita experiência na captura de momentos únicos, mantendo seu olhar ágil e atento para todos os detalhes, rendendo já a participação em sete exposições fotográficas. Hoje, fotógrafa de moda e de pessoas, divide sua rotina entre o estúdio em Belo Horizonte e a ponte aérea BH - SP, além de atender os mais diversos projetos especiais pelo mundo. No fim de 2018 começou com o projeto #dicasdalecanovo em que, por meio de seu Instagram (@lecanovo), ajuda as pessoas a aprenderem sobre fotografia básica, geração de conteúdo com celular e ferramentas das mídias sociais. O projeto ganhou destaque na capital mineira e rendeu convites para talks, palestras, treinamentos empresariais, workshops e também como professora em uma universidade mineira.

Exposição Simbionte, de Leca Novo
Casa Cor Minas
Endereço: Rua Professor Djalma Guimarães, nº 157, Belo Horizonte
Data: 14 de setembro a 31 de outubro de 2021
Horário: terça a sexta das 14h às 22h; sábados das 12h às 22h; domingos das 11h às 20h
Ingressossite oficial da Casa Cor Minas

*Com informações da assessoria de comunicação da fotógrafa Leca Novo

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade