Publicidade

Estado de Minas ARTE

Galeria Orlando Lemos recebe obras de Luiza Gottschalk

Espaço em Nova Lima (MG) vai abrigar a mostra Matéria e Memória, com pinturas da artista paulistana inspiradas em paisagens da serra da Mantiqueira


postado em 08/09/2021 16:01 / atualizado em 08/09/2021 17:40

A artista plástica Luiza Gottschalk(foto: Rubens Crispim/Divulgação)
A artista plástica Luiza Gottschalk (foto: Rubens Crispim/Divulgação)
A Orlando Lemos Galeria de Arte, localizada no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima (MG), apresenta a exposição Matéria e Memória, que traz pinturas da artista plástica paulistana Luiza Gottschalk. As obras têm como inspiração as paisagens naturais exuberantes da Serra da Mantiqueira, formação geólogica que se estende entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, onde a artista viveu até os nove anos de idade. "Essa exposição é muito importante porque é a primeira vez que meu trabalho estará próximo de onde tudo começou, na serra de Minas Gerais. Minha pintura nasce desse contato intenso que tive com a natureza, acessa de maneira verdadeira essa atmosfera", conta Luiza Gottschalk, que atualmente participa de residência no ISCP (International Studio & Curatorial Program), em Nova York.

(foto: Rubens Crispim/Divulgação)
(foto: Rubens Crispim/Divulgação)
A artista costuma dizer que seu primeiro contato com o que chamava de arte na infância foi justamente com os líquens (espécie de simbiose entre fungos e algas) que nasciam nos troncos das árvores. "Quando você tem o ar muito puro, como era o caso na fazenda, os líquens ficam muito coloridos e eu gostava de sair pela mata para encontrá-los", revela.

A água e as cores são os principais ativadores da profusão de sentidos encontrada nas telas de Luiza, que trabalha com pigmentos concentrados e, principalmente, muito líquidos. "A água percorre na tela um caminho próprio. Gosto de observar o percurso que ela faz e vejo por onde ela me guia. A cor é outro norteador, mas de ordem muito intuitiva, é como se uma pedisse a outra", explica ela, que costuma trabalhar com telas de grandes dimensões.

Luiza Gottschalk nasceu em São Paulo, em 1984, cidade onde vive atualmente. É graduada em Artes Cênicas pela Escola de Teatro Célia Helena, e em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) - instituição pela qual é pós-graduada em Artes Visuais.

Exposição Matéria e Memória, de Luiza Gottschalk
Data: 11 de setembro a 2 de outubro de 2021
Onde: Orlando Lemos Galeria de Arte 
Endereço: rua Melita nº 95, Jardim Canadá, Nova Lima (MG)
Mais informações: (31) 3224-5634
Visitação gratuita

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade