Publicidade

Estado de Minas ARTE

Maximiliano Crovato assina a instalação na mostra Modernos Eternos BH

A Sala de Jantar Gozto recebe iluminação única e intensa em cor de rosa quando o sol se põe


postado em 20/06/2022 22:52

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Minimalista, com toda razão, mas não apenas… a Sala de Jantar Gozto, criada pelo arquiteto, designer e escultor Maximiliano Crovato, de São Paulo, será apresentada na sétima edição da mostra Modernos Eternos, em Belo Horizonte. Em estilo Memphis, a instalação é inspirada no pós-modernismo que surgiu com arquitetura e design geométricos e coloridos em 1980, na Itália. A sala de 75 metros quadrados está localizada no edifício do futuro P7 Criativo, no centro da capital mineira.

Para Max, "a fusão dos estilos Art Déco e Pop Art, pela geometria do primeiro, e as cores e conceitos surpreendentes e com irreverência do segundo, resultou em um movimento que pode e deve ser revivido sempre, por seu modernismo e eternidade da proposta, que é a de chamar atenção para as formas, revolucionar, mexer naquilo que está pré-estabelecido".

A Sala de Jantar Gozto, por ele considerada uma instalação, e não uma ambientação, traz no mobiliário enxuto, e na arte e objetos decorativos pontuais, o antigo e o novo no mix&match de peças autorais exclusivas, vintage ou atuais, assinadas e numeradas, únicas ou em edições limitadas.

São elas: do próprio Crovato, as 2 cadeiras Piero (da coleção Geometria, 2018) em vermelho metalizado; o cabinet Romeo (da mesma coleção, 2018) em vermelho e lilás brilhantes; 3 bancos T (1 branco, 1 rosa claro e 1 rosa choque) forrados em camurça, e o aparador Asa na cor pêssego em laca fosca (todos em edição especial para Gozto, 2022).

A estas se somam a mesa de jantar Tavoloscultura 2, do pintor, escultor, designer e arquiteto italiano Gianni Patuzzi, radicado há 40 anos no Brasil, desenhada e produzida por ele em 1983, tendo como base suas formas em concreto e madeira, e o tampo em granito trabalhado à mão pelo artista.

A galeria de design Gozto participa, ainda, com a tapeçaria de Margarida Zobaran (flora tropical, 1968). Os quatro potes de barro mineiros são do antiquário Sandra & Marcio, o tapete Kilin (Dhurry em cinza claro e tons de rosa) é da Botteh, e as cortinas da Vitória Decorações, em tecido branco, transparente e fosco, no modelo Wave, recebem xales laterais em sarja na cor pêssego, o mesmo tom das paredes.

Mostra Modernos Eternos BH 2022
Onde: P7 Criativo
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 471, Centro, Belo Horizonte
Data: 21/06 a 07/07
Horários: terça a sexta das 15h às 22h; sábado das 13h às 22h; domingo das 13h às 19h


Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade