Publicidade

Estado de Minas TV

Chef Felipe Rameh apresenta delícias de Minas em novo programa da Globo

Coisas Daqui traz a culinária de diferentes regiões do estado com histórias saborosas contadas por mineiros


postado em 08/07/2022 14:41

(foto: TV Globo/Divulgação)
(foto: TV Globo/Divulgação)
Famosa pelo gosto marcante, uso de ingredientes simples e pelo afeto que permeia as conversas à beira do fogão, a culinária mineira ganha destaque, em julho, no programa Coisas Daqui, da TV Globo, que estreou no último dia 2 e terá, até o fim deste mês, mais quatro episódios nas tardes de sábado. Uma viagem por saberes e sabores dentro de cozinhas típicas de Minas Gerais, com muita prosa.

Em sua primeira temporada, o Coisas Daqui traz uma amostra da infinidade de riquezas escondidas no estado tão grande e diverso como um país. No cardápio de cada episódio, uma atração: goiabada, queijo canastra, jabuticaba, fubá e verduras. O programa fala de comida, mas também das características da gente mineira: o gosto por abraçar, acolher, expressar emoção com o olhar, sua paixão pela terra e pelas coisas da roça. 

Paisagens deslumbrantes, curiosidades, ingredientes e receitas são apresentados pelo cozinheiro Felipe Rameh e seus anfitriões - os mineiros e as mineiras, de diversas regiões do estado, cheios de boas histórias para contar com seu sotaque e jeitinho inconfundíveis. Um garimpo acurado de bons personagens permitiu que a "química" do programa funcionasse. 

As conversas em belas locações são conduzidas por Rameh de modo a tornar os entrevistados os verdadeiros protagonistas de cada episódio. Suas palavras, que parecem vindas do coração, expressam a sabedoria recebida de seus ancestrais e que possibilita que a mágica aconteça -- por exemplo, a mágica da goiabada cascão, perfumadíssima, feita por Pia Chaves, de São Bartolomeu. Resultado de uma verdadeira alquimia, o doce fica pronto depois de mais de três horas sendo mexido no tacho.

"E como um cozinheiro não perde a oportunidade de enfiar a colher na panela de outro, no final eu cozinho junto. Ainda mais com esse povo tão incrível com quem reforcei a certeza de que a vida é muito mais simples do que a gente fantasia. As pessoas ouvidas pelo ‘Coisas Daqui’ ensinam que ter uma vida feliz pode ser possível, entre outras coisas, se estivermos conectados com o tempo da natureza", diz Rameh, nascido no interior do estado e com passagens por cozinhas do mundo, sempre preservando sua raiz mineira.

O cozinheiro, que já esteve nas telas ao lado de Alex Atala, no programa Mesa Para Dois, do GNT, e também foi jurado do Super Chef Celebridades, no Mais Você, lembra que a vida acelerada nas grandes cidades leva ao esquecimento de um amplo trabalho de bastidores que permite colocar o alimento no prato: "A gente esquece que, por trás de um bom ingrediente, tem sempre alguém que semeia, planta, cuida, colhe, transporta, manipula e prepara um alimento com todo afeto para nos oferecer. É uma cadeia muito humanizada e o Coisas Daqui fala das pessoas envolvidas nesse processo."

Mineiridade entre as montanhas

Para mostrar as delícias feitas de forma artesanal por produtores locais, a equipe do Coisas Daqui pegou a estrada em busca de cantos famosos por suas iguarias tradicionais, como Itabirito, reconhecido por seu pastel de angu, e Sabará, terra da jabuticaba. Durante a expedição, o time fez um esforço para capturar em imagens e palavras a sabedoria escondida entre as montanhas do estado e que se manifesta nas receitas preparadas.

A mineiridade é 'amostrada de diferentes formas. Além do destaque aos ingredientes de quintal - cultivados em casa, base da cozinha mineira -, os episódios trazem para a tela os métodos de preparo dos alimentos, com o uso de panelas de ferro e pedra sabão, colher de pau, tacho de cobre e fornalha a lenha. Todos esses elementos, somados aos conhecimentos transmitidos pela oralidade de geração em geração, constroem o patrimônio imaterial divulgado pelo Coisas Daqui.

O Coisas Daqui vai ao ar nos próximos sábados de julho (09, 16, 23 e 30) às 15h15, na TV Globo, depois do Rolê nas Gerais.

Confira os episódios:

Ep1 – Goiabada (02/07) – disponível no Globoplay
Local: São Bartolomeu (Ouro Preto)

Ep2 – Queijo Canastra (09/07)
Local: Serra da Canastra (São Roque de Minas)

Ep3 – Jabuticaba (16/07)
Local: Sabará

Ep4 – Fubá (23/07)
Local: Itabirito

Ep5 – Verduras (30/07)
Local: Igarapé e São Joaquim de Bicas

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade