Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz completa 20 anos

A programação traz shows de Madeleine Pieroux, Orquestra Jazz Big Band, Ana Cañas, tributos a Frank Sinatra e Ella Fitzgerald e outras atrações


postado em 21/07/2022 21:15 / atualizado em 21/07/2022 21:30

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Ouro Preto será palco mais uma vez do Festival Internacional de Jazz - Tudo é Jazz no período de 31 de julho a 07 de agosto. Neste ano da edição comemorativa dos seus 20 anos, o evento fará homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra.

Segundo o diretor-geral do festival, Rud Carvalho, o Tudo é Jazz é considerado um dos maiores festivais de jazz do país, pioneiro em Minas Gerais neste gênero musical e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat.

“O evento reúne a tradição e a inovação, conectando artistas de gerações e nacionalidades distintas, levando ao público o que há de mais relevante na música produzida atualmente, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo”, comenta Rud. “O urbano, o clássico e o contemporâneo se encontram neste espaço marcado pela pluralidade sonora onde o jazz é o fio condutor”, resume o pianista, compositor e curador do Tudo é Jazz, Tulio Mourão.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, patrocinou a primeira edição do festival, ainda em 2002 e retorna com o apoio ao evento em 2022. “Voltamos nessa edição especial do Tudo é Jazz, celebrando a trajetória do gênero musical no Estado e proporcionando à sociedade mineira a oportunidade de apreciar música de altíssima qualidade”, destaca Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau.

Tributo a Frank Sinatra

Segundo o curador do Tudo é Jazz, Túlio Mourão, o tributo a Frank Sinatra, que acontecerá no dia 05 de agosto (sexta-feira), às 22 horas, na Praça Tiradentes, estava nos planos de Maria Alice Martins e, como não foi possível concretizá-lo em vida, será realizado nesta edição comemorativa de vinte anos, com entusiasmado aval de Dona Terezinha, mãe de Maria Alice e grande fã do cantor.

O destaque desse tributo será a possibilidade de eternizar as belas canções de Frank Sinatra pelos intérpretes mineiros Wilson Sideral e Carla Sceno, que contarão com arranjos da Orquestra Jazz Big Band (SP), sob regência de Mario Tirolli, que traduzem a sofisticação, o romantismo e o imbatível glamour dos anos 40, recriando algo da atmosfera das grandes “Big Bands”. A homenagem conta com o apoio da Associação dos Artistas.

Atrações internacionais

Dentre as atrações internacionais destacam-se Madeleine Pieroux (EUA), no dia 05 de agosto (sexta-feira), às 23h30, e Hugo Fattoruso e Quinteto Barrio Sur (Uruguai), no dia seguinte, às 21h30, ambos na Praça Tiradentes.

Cantora de jazz que já foi considerada a Billie Holiday do século XXI, Madeleine Pieroux escreve e interpreta suas próprias composições. Está em turnê com o Careless Love Forever World Tour, que teve início no outono de 2021 e vai até o verão de 2023. No repertório deste show, que será apresentado no Tudo é Jazz, estão canções de Billie Holiday, músicas “hit” do álbum Careless Love e ainda canções que serão incluídas em sua próxima gravação.

Já Hugo Fattoruso e Quinteto Barrio Sur (Uruguai) se apresentarão com uma proposta musical chamada Candombe World Theme - fusão do Candombe clássico, contemporâneo e vanguardista, com elementos eletrônicos. Com esta cocepção musical sem igual já receberam vários prêmios, entre eles o Prêmio Graffiti 2017 pelo álbum "BARRIO SUR”. Com um estilo irreverente, usam uma variedade de instrumentos eletrônicos e acústicos, para fazer covers de canções uruguaias e mundiais, além de suas próprias canções.

Shows nacionais

Além do Tributo a Frank Sinatra, que contará com músicos brasileiros de renome nacional, outra homenagem encantará o público. Desta vez, à Grande Dama do Jazz, Ella Fitzgerald, cantora mais popular do gênero nos Estados Unidos por mais de meio século.

A cantora sino-brasileira nascida em Brasília, Chon Tai, e o violonista e compositor Renato Saldanha se unem no show Sophisticated Lady, no dia 04 de agosto (quinta-feira), às 21 horas, no restaurante O Passo Pizza Jazz, para um tributo à parceria de Ella Fitzgerald e o guitarrista

Joe Pass, nos anos 70. Este é um convite para relembrar as grandes composições da era do ouro do jazz, como Georgia on My Mind e Got You Under My Skin.

Já no sábado, dia 06, às 23 horas, na Praça Tiradentes, será a vez de Ana Cañas entoar releituras recheadas de emoção e visceralidade de canções de Belchior. O projeto nasceu de uma live com músicas do artista cearense, que virou um álbum com elogiosas críticas e segue encantando milhares de brasileiros com casas lotadas e performances inesquecíveis.

Exposição de fotografias

A exposição Tudo é Jazz - 20 anos celebra o projeto vitorioso que tem orgulho em compartilhar belas imagens, captadas pelo fotógrafo Eduardo Trópia, que registram e reafirmam o vigor, a diversidade e significado do festival que está em sua vigésima edição.

Com mais de 40 anos dedicados à fotografia, o mineiro Eduardo Trópia abre seu vasto acervo fotográfico e nos mostra um pouco do que tem sido o Festival Tudo é Jazz ao longo de todo esse tempo. Ao fazê-lo, mais que uma mostra fotográfica, Eduardo assina uma comovente crônica visual com flagrantes plenos do rico cotidiano de montagem e exibição do apaixonante evento idealizado por Maria Alice Martins. A curadoria da exposição é do também fotógrafo Guilherme Horta.

A mostra, que contará com painéis suspensos e exibição de vídeos com trechos das edições do Festival, será exibida na Casa dos Contos, do dia 4 até dia 21 de agosto, de terça-feira a sábado, das 10h às 19h; e aos domingos, das 10h às 14h.

Mais informações e a programação completa do Tudo é Jazz podem ser acessadas pelo site www.tudoejazz.com.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade