Publicidade

Estado de Minas QUADRINHOS

FIQ BH 2022 acontece no Minascentro, de 3 a 7 de agosto

A programação do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte inclui feira, oficinas, mostra de cinema e exposição, entre outras atrações


postado em 27/07/2022 21:19 / atualizado em 27/07/2022 21:34

(foto: Nathália Turcheti/PBH/Divulgação)
(foto: Nathália Turcheti/PBH/Divulgação)
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, realiza a 11ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH, que acontece de 3 a 7 de agosto, no Minascentro. A programação é extensa e totalmente gratuita, com atividades para jovens, adultos, crianças e profissionais do setor, e reafirma a relevância do FIQ BH como o maior evento latino-americano dedicado ao gênero. Com a temática "Quadrinhos e o mundo do trabalho", o FIQ BH 2022 reúne artistas locais, nacionais e internacionais, que participam de diversas atrações. A programação inclui oficinas, exposições, sessões de filmes, mesas de artistas, feira de quadrinhos, debates, sessões de autógrafos, duelos de HQs, rodada de negócios, entre outras, durante os cinco dias de festival.

Referência para os quadrinistas de todo o país, o FIQ BH, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, se notabiliza por compreender as mais diversas etapas da relação entre mercado, público e artistas, estreitando os caminhos tanto para a aproximação de editoras e criadores, assim como o contato entre os produtores de quadrinhos e o consumidor final. Neste ano, 189 mesas irão compor a feira de quadrinhos, com exposição e venda de publicações e produtos de quadrinistas de todo o Brasil. O FIQ BH segue os protocolos sanitários vigentes em Belo Horizonte de combate à Covid-19.

A abertura oficial do FIQ BH 2022 acontece no dia 3 de agosto, quarta, às 9h30, no Minascentro, com a presença dos curadores, quadrinistas, parceiros e autoridades.

A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte nas políticas públicas desenvolvidas pelo município para o setor: "O FIQ BH transforma Belo Horizonte na capital nacional dos quadrinhos, sendo um ponto de encontro entre público, profissionais e pesquisadores da área, possibilitando a troca de experiências artísticas, formativas e reflexivas sobre a linguagem da arte sequencial.  O FIQ formou e impactou gerações de artistas dos quadrinhos na cidade. A iniciativa reforça a política pública cultural desenvolvida pela Prefeitura pautada pela democratização do acesso à arte e à cultura, com programação diversa e transversal, privilegiando produções artísticas locais, nacionais e internacionais, ocupando a cidade", afirma.

Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, celebra a edição presencial do festival e sua contribuição para o desenvolvimento do setor cultural. "O FIQ BH é de extrema importância para o processo de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil. Ocupar novamente a cidade com uma programação qualificada, garantindo o acesso democrático à cultura, é um compromisso da Prefeitura, principalmente após um longo período de restrições em função da pandemia que impactaram diretamente o setor cultural", ressalta.

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, o 11º FIQ BH conta com o apoio da Casa Fiat de Cultura e da Casa dos Quadrinhos, e parceria do Minascentro, SEBRAE Minas, Aliança Francesa e Embaixada da França no Brasil.

Sobre o FIQ BH

Em 1997, quando Belo Horizonte comemorou seu primeiro centenário, a capital foi sede de diversos eventos e homenagens. Um deles, em especial, chamou a atenção de todos, com convidados nacionais e internacionais de renome, transformando BH, pela primeira vez, no maior ponto de encontro latino-americano de HQs. Era a 1ª Bienal de Quadrinhos, realizada nos espaços nobres e históricos da Serraria Souza Pinto.

A partir de 1999, rebatizado como Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ, o evento configurou-se como referência obrigatória para os quadrinistas e hoje pode ser considerado o principal do gênero na América Latina.

A edição presencial mais recente do FIQ BH, realizada em 2018, recebeu mais de 80 mil pessoas. O festival é um espaço de encontro entre profissionais e de troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam a formação de jovens quadrinistas.

FIQ BH 2022
Data: 3 a 7 de agosto
Onde: Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785, Centro, BH)
Mais informaçaões e programação completaportalbelohorizonte.com.br/fiq

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade