Publicidade

Estado de Minas TEATRO

Mostra no Cine Santa Tereza celebra os 40 anos do Grupo Galpão

Um dos destaques será a estreia de uma série inédita intitulada "Muitos Anos de Vida" criada especialmente para as comemorações do aniversário da trupe mineira


postado em 26/07/2022 21:33

(foto: Fernando Lara/Divulgação)
(foto: Fernando Lara/Divulgação)
O Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, bairro Santa Tereza) recebe, de 27 a 31 de julho, a Mostra de Cinema  - Galpão 40 anos. O especial celebra o aniversário de quatro décadas de atuação do grupo teatral mineiro exibindo 6 obras produzidas pelos artistas ou envolvendo e tematizando o grupo e o seu processo criativo. As sessões acontecem de quarta a domingo, a partir das 19h, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados no site Disk Ingressos ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa dos filmes que serão exibidos no Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. Outras informações estão disponíveis no site do Grupo Galpão.

Um dos destaques será a estreia de uma série inédita de videorretratos intitulada "Muitos Anos de Vida" criada especialmente para celebrar os 40 anos do Grupo. O filme será exibido todos os dias da Mostra, sempre às 19h. A exibição inaugural, no dia 27, quarta-feira, será seguida de um bate-papo com a presença dos atores. O curta-metragem apresenta retratos em movimento de cada ator e atriz do grupo, produzidos em estúdio, misturando fotografia, cinema e teatro. A série tem como pano de fundo uma vertiginosa festa de aniversário por onde circulam personagens imaginários, inspirados em vários tipos que já estiveram nas plateias e nos palcos do Galpão. A classificação indicativa é 16 anos.

A Mostra de Cinema  - Galpão 40 Anos traz ainda outros cinco curtas metragens relacionados ao grupo. "A Primeira Perda da Minha Vida" (2021, classificação livre) realiza um mergulho poético no mundo do cinema e do teatro, por meio das cartas de uma boneca perdida. As filmagens feitas no teatro do Galpão Cine Horto fundem as duas linguagens, num exercício de profunda fantasia e imaginação. "Partida de Vôlei à Sombra do Vulcão" (2021, classificação 12 anos) traça a história de uma mulher que, hipnotizada pela imagem de um vulcão ativo do outro lado do mundo, parte ao encontro de sua fúria. Trata-se de uma peça-filme, jornada entre o teatro e o cinema inspirada nas narrativas do realismo fantástico. "Fogo Fátuo" (2021, classificação livre) retrata particularidades do processo de criação desenvolvido pelo Grupo Galpão ao longo de quase 40 anos de existência da companhia mineira. Já "Éramos em Bando" (2020, classificação 12 anos) traz a história de atrizes e atores do Grupo Galpão que, impedidos de estrear seu espetáculo por conta da pandemia de Covid-19, se lançam em uma primeira experiência artística no ambiente virtual. O filme "Moscou" (2009, classificação livre) mostra o Grupo Galpão no desafio de montar, ao longo de três semanas de ensaios, a peça teatral "As Três Irmãs", de Tchekhov. Com um detalhe: a peça jamais será apresentada ao público. O documentário registra os ensaios e os exercícios cênicos realizados pela trupe, questionando as fronteiras e os limites entre realidade e ficção.

O Grupo

O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Sediado em Belo Horizonte, é um dos grupos brasileiros que mais viaja, não só pelo país como também pelo exterior, já tendo percorrido o território brasileiro de norte a sul e participado de vários festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa. O Grupo Galpão é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade