Publicidade

Estado de Minas LANÇAMENTO

Mineiro estreia na literatura com obra sobre cotidiano em livrarias

"Vida de Livreiro", de Guilherme Leite, apresenta contos com reflexões e ironias baseadas em seu trabalho no comércio de livros em BH ao longo de duas décadas


postado em 09/11/2023 14:50 / atualizado em 13/11/2023 08:47

O escritor mineiro Guilherme Leite(foto: Diego Moreira/Divulgação)
O escritor mineiro Guilherme Leite (foto: Diego Moreira/Divulgação)
Como livreiro, Guilherme Leite sempre indicou livros para os outros. Agora ele encarna a persona de escritor e publica a primeira obra com sua assinatura. O livro "Vida de Livreiro" reúne contos com casos e histórias vivenciadas em livrarias ao longo de duas décadas em que o autor trabalhou no comércio de obras literárias.

Guilherme Leite é figura conhecida no meio literário de Belo Horizonte. Trabalhou em todas as principais livrarias da capital mineira. Acompanhou as transformações do mercado editorial brasileiro. Passou incontáveis horas em busca daquele título que está há anos fora de catálogo, mas que o cliente tanto implorou. Fez balanços de consignação de editoras, carregou muitas caixas de livros, vendeu, comprou, encomendou, despachou, trabalhou em feiras. Todo esse material deu origem a uma coleção de tantas histórias que não havia outro caminho senão publicar em livro.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Em meio a narrativas urbanas que desembrulham os bastidores do trabalho nada glamouroso em livrarias, o autor investe em temas relevantes de sua vivência marcada por um ofício árduo, mas com certo verniz intelectual. "Me interessa falar sobre as relações de trabalho, a valorização do livreiro enquanto profissão. Com a Amazon, as pessoas perceberam que o livreiro tem o seu valor", afirma. "Livreiros são espécies de bardos terapêuticos misturados com operários intelectuais", provoca um trecho do livro.

Com leveza, mas sem abrir mão da contundência, o escritor também acaba usando do seu apanhado de diálogos para tocar em temas correlatos a questões de gênero, já que o autor é uma pessoa LGBTQIA+. Essas questões aparecem em contos como "Hooligay", "Boy magia" e "Menine". "Publicar esse livro é a realização de um sonho de infância", revela.

A relação entre livreiro e cliente é abordada por Guilherme com humor e ironia, como no trecho "- Moço, tem razão e sustentabilidade?" ou nos contos "Preto no Branco", "Dramaturgia" e "Perguntar Não Ofende". "Para extravasar todo descontentamento com a constante desvalorização profissional vivenciada, busquei suporte atuando em diversas práticas de escrita", afirma.

A transição profissional iniciou-se no Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto, com os professores Vinícius de Souza e Assis Benevenuto, do qual Guilherme participou em 2016, com a preparação dos originais pelo dramaturgo, escritor e curador Anderson Feliciano, professor do Núcleo em 2022. "A dramaturgia me permitiu tocar em questões extremamente reais e absurdas com profundidade e leveza, gerando reflexão sem embate. Ela nocauteia e afaga nossas mentes, assim como os livros", compara Guilherme.

A obra também terá versões em ebook e audiolivro gratuitos, a serem lançadas no Spotify e na Amazon. "Vida de Livreiro" irá desdobrar-se em um podcast, no formato de bate-papo entre Guilherme e livreiros convidados de todo o Brasil e até de Portugal, que irá ao ar em 2024, na plataforma Spotify.

Sobre o autor

Guilherme Leite estudou design gráfico na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mas, indeciso entre ser designer ou bibliotecário, tornou-se livreiro. Quando criança, era apaixonado por bancas de revistas e queria ser escritor e editor quando crescesse.

As leituras vorazes do autor fazem de Vida de livreiro "um portal de referências por metaversos de ocorrências mutantes, ecos e colagens de ficção e realidade, que misturam Nelson Rodrigues e Ziraldo, Oscar Wilde e Ernest Hemingway, Caio Fernando Abreu e Shakespeare, Beatles e Rolling Stones, Martin Scorsese e George Martin, William Burroughs e Allen Ginsberg, Stan Lee e Luís Fernando Veríssimo, pixações e vídeo games, Gilberto Braga e Fernanda Young, Tolkien e Rimbaud, James Baldwin e Mil e uma noites, mangás e cafeína, Truman Capote e Norman Mailer, Scott Fitzgerald e Laerte, biblioteconomia e shopping center, Ruy Castro e Zeca Camargo, Bob Marley e Muhammad Ali, Fausto Fawcett e José Celso Martinez Corrêa, Dias Gomes e Janete Claire, figurinhas de futebol e tarologia..."

Lançamento do livro "Vida de Livreiro", de Guilherme Leite
Data: 9 de novembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Quixote Livraria e Café
Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 274, Funcionários
Entrada gratuita. O livro estará à venda por R$ 24
Mais informações@vidadelivreiro_

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade