
O coro propõe que as pessoas, ao saírem de casa ou deixarem de fazer compras, assistam a algumas obras raramente executadas nesta época do ano, além de outros hits do Natal. Assim, a intenção é dividir com o público um cardápio de vozes, que vai do Te Deum do compositor barroco francês Marc-Antoine Charpentier, ao Alleluia, do compositor americano Eric Whitacre; do moteto Barroco, de Johann Christoph Bach, ao Hymn to Saint Cecilia, do britânico Benjamin Britten. Pitadas da navidad andina com um villancico barroco peruano inédito, além dos temperos clássicos britânico e brasileiro, The Gift e Boas Festas. A mensagem é a mesa posta para compartilhar a união, celebrar a restauração, comemorar a alegria do canto e brindar à técnica e a emoção.
A série Banquete de Vozes do Natal acontece em três datas: na segunda-feira, dia 11/12, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina UFMG, no Campus Saúde, às 17h. Na quarta-feira, dia 13/12, é a vez do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, às 19h30. Quinta-feira, dia 14/12, também às 19h30, o coro encerra a série de concertos na Igreja da Boa Viagem. A entrada é franca.
Sobre o Ars Nova
O Ars Nova - Coral da UFMG é um dos mais longevos coros brasileiros em atividade. Desde sua fundação, em 1959, o grupo realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países, além de ter sido premiado em importantes festivais nacionais e internacionais. Regido pelo maestro Lincoln Andrade desde 2017, o Ars Nova realiza inúmeros concertos em Belo Horizonte, com destaque para a série Banquete de Vozes do Natal, além de diversos concertos feitos em outras cidades de Minas e do Brasil.
Nos anos de 2020 e 2021, diante do isolamento social imposto pela pandemia, o grupo apresentou coros virtuais que somam mais de 45 mil visualizações no Youtube, além de ações como um Concurso de Composição e um Festival de Coros Universitários Mineiros.
Em 2022, retomou a agenda presencial com o projeto Restauração e Celebração, de maneira cuidadosa e consciente, pretendendo se reinserir na cidade e na rotina das pessoas.
Maestro Lincoln Andrade
Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e maestro em diversas instituições e coros de prestígio, no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.
Série Banquete de Vozes do Natal 2023, do coral Ars Nova, da UFMG, com regência de Lincoln Andrade
- 11/12/23, às 17h - Salão Nobre da Faculdade de Medicina UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia)
- 13/12/23, às 19h30 - MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680)
- 14/12/23, às 19h30 - Igreja da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, Funcionários)