Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL 2024

Confira a programação completa dos Blocos de Rua do Carnaval de BH 2024

Até o momento são 510 grupos confirmados, que vão desfilar em todas as regiões da capital mineira


postado em 18/01/2024 01:23 / atualizado em 18/01/2024 01:31

(foto: Samuel Mendes/Flickr PBH/Divulgação)
(foto: Samuel Mendes/Flickr PBH/Divulgação)
A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou a programação dos Blocos de Rua que vão desfilar pelas ruas da cidade no período oficial do Carnaval de Belo Horizonte. Para 2024, são esperados mais de 500 cortejos, a serem realizados pelas nove regionais da capital mineira. Confira a programação acessando o Portal Belo Horizonte. É importante lembrar que a grade de eventos segue em constante atualização.

"Mais uma vez apresentamos uma programação extensa, diversa, plural e descentralizada, com cortejos em todas as regionais da cidade. Nos últimos anos, Belo Horizonte se tornou referência nacional em folia de rua, graças aos movimentos espontâneos de valorização da cultura popular realizados pelos atores da folia. A Prefeitura de Belo Horizonte, com o apoio do prefeito Fuad Noman, coloca toda sua estrutura a disposição desses tradicionais grupos da cidade, ajudando no desenvolvimento dos desfiles e diminuindo os impactos que um evento dessa magnitude gera", comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Fortalecendo a descentralização da festa, o Carnaval de Belo Horizonte tem, até o momento, 510 blocos confirmados, com cortejos previstos a serem realizados em todas regionais, sendo 195 na regional Centro-Sul; 85 na Leste; 53 na Noroeste; 50 na Nordeste; 48 na região da Pampulha; 33 na regional 0este; 20 na Norte; 16 no barreiro e 10 blocos previstos a se apresentarem em Venda Nova.

Para a folia de 2024, haverá gestão integrada, com cerca de 30 órgãos públicos trabalhando em conjunto. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Também irá ocorrer acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade.

Apoio financeiro e estrutural aos blocos de rua

Nos últimos anos, a Prefeitura de Belo Horizonte aumentou em mais de três vezes o auxílio financeiro aos Blocos de Rua. Em 2019, o valor total investido foi de R mil, e, em 2024, o montante foi de R.662.500,00, contemplando 105 grupos. Além disso, neste ano, houve um aumento de mais de 100% nos blocos interessados em  desfilar no Carnaval de Belo Horizonte. Em 2016 foram 247 blocos inscritos. Para o Carnaval 2024, 536 Blocos de Rua se cadastraram para desfilar nas nove regionais da cidade.

A Belotur já está em fase de finalização das reuniões com todos os blocos de rua para o fechamento de trajetos e outros detalhes operacionais. Belo Horizonte é a única capital em que o poder municipal realiza encontros individualizados com todos os blocos cadastrados em prol da equalização e saneamento de dúvidas, assim como na busca de transparência, diálogo e realização conjunta de todas as decisões, pensando na melhor forma da realização dos cortejos. Cada desfile é customizado, respeitando as individualidades de cada bloco, e também é disponibilizada toda estrutura do poder público municipal de limpeza urbana, segurança, saúde, mobilidade, entre outros.

Carnaval de Belo Horizonte 2024

O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade