Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Marta é a primeira mulher a entrar para a calçada da fama do Maracanã

Atacante foi eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa


postado em 11/12/2018 08:54 / atualizado em 11/12/2018 09:01

(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação)

A atacante Marta, da Seleção Brasileira feminina de futebol, seis vezes eleita a melhor do mundo pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), deixou a marca dos pés na Calçada da Fama, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). A homenagem foi realizada na última segunda, dia 10 de dezembro, com a presença de dezenas de jornalistas do Brasil e do exterior, além de vários fãs da jogadora, que foram vê-la de perto. Após o evento, a atacante pediu mais apoio do próximo governo ao esporte brasileiro.

"A gente não pode só falar do futebol feminino. Temos que falar do esporte em geral. A gente tem atletas em várias modalidades com talento enorme e que passam por muitas dificuldades, principalmente de apoio, de opção de trabalho, de manter um padrão. Para quando chegarmos a uma Olimpíada, estarmos 100% preparados. Então eu peço, em nome do esporte brasileiro, que haja políticas de incentivo, principalmente nas escolas, para a gente poder, cada vez mais, representar o nosso país e inspirar as crianças a praticar o esporte", comenta Marta aos jornalistas.

Ela é a primeira mulher, jogadora de futebol, a colocar os pés na Calçada da Fama, que fica exposta no Maracanã, com as marcas de jogadores famosos como Pelé, Garrincha, Rivelino, Zico e Ghiggia (atacante uruguaio responsável pelo "Maracanazo" de 1950, quanto nossa Seleção perdeu a Copa do Mundo em casa).

Ao ser questionada sobre o seu futuro no futebol, Marta, que está com 32 anos, revela que ainda não tem nada definido, mas que suas atividades futuras terão a ver com o esporte.

"Eu me vejo envolvida no esporte, de alguma maneira. Não sei se vou conseguir daqui a cinco anos estar jogando como a Formiga [jogadora brasileira que está com 40 anos, ainda em atividade]. O meu pensamento é de estar junto, ajudando de alguma maneira o esporte", diz a atacante.

A atleta conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007 e prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008. Segundo os dados disponíveis, pois muitos registros da seleção feminina se perderam no tempo, ela marcou 117 gols pela Seleção Brasileira, mais do que Pelé, que tem 95 gols com a "camisa canarinho".

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade