Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Belo Horizonte será a casa da Copa do Brasil de Futebol de Mesa

Torneio será disputado dias 6 e 7 no Mineirinho por 21 equipes


postado em 01/04/2019 12:25

(foto: Rafael Pena)
(foto: Rafael Pena)
Os mineiros fãs de futebol de botão - ou futebol de mesa - poderão acompanhar ao vivo a X Copa do Brasil Interclubes de Futebol de Mesa. O torneio será disputado na modalidade três toques e os confrontos acontecerão no hall principal do Mineirinho, nos próximos sábado e domingo (dias 6 e 7). A entrada é franca e mesas serão montadas para apresentar o esporte ao público. O ginásio já foi o local do torneio em outras 4 edições, mas não recebia o evento desde 2012. 

Ao todo, serão 21 equipes de 11 clubes na disputa pelo troféu. Belo Horizonte será representada pelos tradicionais Grêmio Mineiro de Futmesa, tetracampeão do Campeonato Brasileiro e atual bicampeão mineiro, e Liberdade Futebol de Mesa, tricampeão mineiro e atual campeão da Copa do Brasil. A equipe do Tupi de Juiz de Fora, que ganhou cinco dos últimos seis campeonatos brasileiros disputados, também vai participar do torneio.

A modalidade três toques de futebol de mesa é conhecida como aquela que mais se aproxima do futebol de campo. “Ela tem esse nome porque cada botonista tem direito a dois toques, mas se ele der um passe de um botão para outro, ganha o direito a mais um toque”, contou Breno Castilho, atleta do Grêmio Mineiro. Os toques acontecem quando o botonista pressiona a sua palheta contra um dos botões, fazendo ele se mover na direção contrária. Elementos do futebol de campo como lateral, impedimento, escanteio e falta também fazem parte da modalidade.

As partidas são compostas por dois tempos de 20 minutos, onde duas equipes compostas por três jogadores se enfrentam de maneira simultânea. Uma vitória em uma das mesas conta como um gol para a equipe, sendo que os empates não alteram o placar. Então, se uma equipe vencer em duas mesas e empatar na outra, o placar ficaria 2 a 0. 


Para mais informações, acesse o site da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa: https://www.cbfm.com.br/index.php

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade