Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Ex-jogador do Galo FA vai para a NFL

Durval Queiroz Neto, o Duzão, foi escolhido pelo Miami Dolphins, de futebol americano


postado em 09/04/2019 08:28

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)
"Um gigante jogando com crianças". Foi assim que Alexandre Sander, assistente técnico do Galo FA, descreveu como era ver o Duzão em campo. O ex-jogador da equipe alvinegra foi escolhido pelo Miami Dolphins, um dos 32 times da NFL. Agora ele terá a oportunidade de se tornar o primeiro brasileiro formado no futebol americano nacional a jogar uma partida na liga mais respeitada da modalidade.

Com 1,94 e 150kg, fica claro de onde veio o apelido de Duzão. O gigante joga na linha defensiva, posição da defesa onde tradicionalmente ficam os jogadores maiores e mais fortes. Mas nem tudo no futebol americano é baseado na força bruta. Para Duzão, a prática do judô foi responsável por desenvolver a sua agilidade e o seu equilíbrio, que foram elogiados pelos olheiros internacionais. Sander também ressaltou que “além de ser grande e atlético, ele é um jogador inteligente”.

Durval Queiroz Neto é natural de Diamantino, no Mato Grosso. Os seus primeiros jogos de futebol americano aconteceram em 2013, quando foi fazer faculdade de Agronomia em Tangará da Serra (MT). Na época, era uma brincadeira de final de semana onde os jogadores não tinham nem equipamentos e nem um conhecimento avançado das regras. 

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)
A mudança veio em 2015, quando o time Cuiabá Arsenal chamou Duzão e seu irmão para treinarem com eles. Durval se destacou pela equipe e em 2017 foi para os Estados Unidos com o seu agente Kenneth Johnson para registar as suas estatísticas oficiais e apresentá-las aos times. No ano seguinte, Duzão veio para BH jogar pelo Galo FA. A partida entre o time alvinegro e o Lusa Lions contou com a presença do vice diretor de desenvolvimento da NFL nas arquibancadas, que veio ao país para analisar o desempenho do jogador. No final da partida, o olheiro contou a Durval que agora ele fazia parte do programa NFL Undiscovered, responsável por ajudar a abrir caminhos na liga para jogadores de outros países.

Duzão parou de jogar no Brasil e começou a se dedicar exclusivamente aos treinos. Na última semana, ele e os outros 6 jogadores do programa mostraram as suas habilidades para todos os times da NFL, onde os olheiros dos Dolphins viram a capacidade do atleta. Embora tenha sido escolhido pelo time de Miami, a jornada de Duzão para jogar um jogo na liga ainda não acabou. Ele ainda terá de passar pela pré-temporada, onde todos os jogadores da equipe competem por uma das 53 vagas do elenco.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade