Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Corrida Encontro Delas faz parceria com o projeto Pernas de Aluguel

23ª edição da corrida mais charmosa da cidade traz uma série de novidades para o evento na Lagoa Seca do Belvedere


postado em 12/05/2023 14:52

Desde 2015, a Pernas de Aluguel tem promovido a união entre corredores voluntários e pessoas que necessitam de cadeiras de rodas(foto: Leandro Cruz/Divulgação)
Desde 2015, a Pernas de Aluguel tem promovido a união entre corredores voluntários e pessoas que necessitam de cadeiras de rodas (foto: Leandro Cruz/Divulgação)
Quando você imagina uma competição de corrida, é bem provável que visualize pessoas correndo com as próprias pernas, seja em estádios seja nas ruas. Mas, existem outras formas de participar dessas competições. Felizmente, as corridas podem ser mais democráticas e têm sido. Voluntários e pessoas com deficiência têm se unido em Belo Horizonte para participar das disputas. E essa é uma das novidades da 23ª edição da Corrida Encontro Delas, que fez parceria com o projeto Pernas de Aluguel. Desde 2015, a iniciativa tem promovido o encontro entre corredores voluntários e pessoas que necessitam de cadeiras de rodas. Juntos, vencem barreiras e cruzam a linha de chegada.

A ideia surgiu depois que alunos de contabilidade e finanças do professor Rodrigo Dornelas Scofield apresentaram um projeto de inclusão por meio do esporte, como eles tinham visto em São Paulo. No início, o projeto contava com quatro ou cinco triciclos. Atualmente, é possível levar até 12 pessoas em cadeiras de rodas. Para viabilizar um trabalho seguro, o Pernas de Aluguel define com antecedência quais corridas participarão ao longo do ano. Essa antecedência permite que o projeto abra os formulários de inscrições tanto para os voluntários, quanto para pessoas que usam as cadeiras. A organização é fundamental, já que para cada triciclo são necessários cinco ou seis colaboradores.

(foto: Leandro Cruz/Divulgação)
(foto: Leandro Cruz/Divulgação)
Todas essas pessoas são fundamentais para garantir um dos princípios mais importantes para o Pernas de Aluguel: a segurança. Enquanto um dos voluntários empurra o triciclo, os demais atuam como batedores. A caminhada, ou melhor, corrida, não é tão difícil para quem empurra os veículos, como pode parecer. Ao longo do trajeto os envolvidos revezam as funções para que todos possam participar da melhor forma possível. Uma das voluntárias, Ramille Soares, conta que durante a corrida, apesar das trocas não serem combinadas, o trajeto flui com naturalidade. "É um revezamento automático porque a pessoa cansa", afirma. "Além de descansar, o que mais acontece é que ficamos tão envolvidos com a emoção que todo mundo quer levar o triciclo. Às vezes tem quem queira dar uma acelerada com o triciclo para fazer o cadeirante sentir mais vento no rosto."

Para garantir um trajeto tranquilo, todos os voluntários recebem um documento com instruções que devem ser seguidas. Em relação aos triciclos, os responsáveis garantem que todos os equipamentos são revisados antes das competições. A voluntária Ramille garante que nunca houve nenhum problema e que os equipamentos são de alta qualidade. "O triciclo atual é uma Ferrari", brinca Ramille. Mas, não é a leveza do aparelho que causa a melhor sensação nos voluntários. Nem é apenas a linha de chegada que provoca alegria nos corredores. Ramille garante que todo trajeto é satisfatório e vai além: sem o Pernas de Aluguel, ela já teria desistido das corridas. "Com o trabalho voluntário, você dá significado a um ato que faz por amor próprio", diz. O projeto tem como objetivo continuar crescendo e promovendo, cada vez mais, a inclusão por meio do esporte.

A largada da última edição da Encontro Delas, na Lagoa Seca(foto: Rogério Sol/Encontro)
A largada da última edição da Encontro Delas, na Lagoa Seca (foto: Rogério Sol/Encontro)
Com percursos de 5 e 10 quilômetros, a 23ª edição da corrida Encontro Delas é uma realização da revista Encontro e TBH Esportes, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur, Unimed-BH, Offen,  EPA, MM Aluguel de Carros, Nestlé, e apoio de Manoel Bernardes, Solutions, Ouro Minas, Del Maipo, Quatree, Colégio Santo Agostinho, 3 Corações, Delícias do Trigo, Juxx, Virtuosa Clínica Estética, Trio, Pink Cheeks e Village Kids. Corrida mais charmosa de Belo Horizonte, a Encontro Delas pode se orgulhar, agora, de ser também, inclusiva. Afinal, correr faz um bem danado. Para todo mundo.

23ª Encontro Delas
Onde: Lagoa Seca, Belvedere
Percursos: 5 km e 10 km
Dia 13/05 (sábado): Retirada do Kit Atleta 
(9h às 16h) e Day Care
Dia 14/05 (domingo): Corrida
(concentração a partir das 7h30 e largada às 8h00)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade