Publicidade

Estado de Minas PREMIAçãO

Encontro Gastrô celebra os melhores da gastronomia de Belo Horizonte

Em noite de festa na Serraria Souza Pinto, os convidados conheceram os 38 agraciados com a principal publicação gastronômica do estado. Várias categorias tiveram uma disputa acirrada, e foram decididas pelo voto popular na internet


postado em 27/08/2014 12:22 / atualizado em 28/08/2014 17:17

Ao todo foram entregues 38 prêmios na grande festa da gastronomia mineira, a Encontro Gastrô(foto: Eugênio Gurgel)
Ao todo foram entregues 38 prêmios na grande festa da gastronomia mineira, a Encontro Gastrô (foto: Eugênio Gurgel)
A 12ª edição da Encontro Gastrô premiou na terça-feira, dia 26 de agosto, 38 talentos gastronômicos de Belo Horizonte; de chefs a estilos culinários que vão de comida de boteco à mais alta gastronomia francesa. A disputa está ficando acirrada a cada ano, e quem fez a diferença na votação de 2014 foram os internautas. A votação online foi decisiva para se conhecer os vencedores em cinco categorias: Pra Dançar, Pra Paquerar, Cafeteria, Padaria e Sanduicheria.

Na categoria Novidade do Ano/Lanche e Guloseimas, quem levou a melhor foi o Bacon Paradide. Com apenas um ano de mercado, o prêmio surpreendeu o proprietário Antônio Henrique Campos Ribeiro: "Não esperava esse retorno tão rápido. Eu sou advogado e minha noiva gostava de cozinhar. Alugamos uma loja para fazer para o público o que gostávamos de fazer em casa", conta.

Quem também ficou surpreso e se emocionou ao receber o prêmio da Encontro Gastrô no palco, foi o imigrante italiano Simone Biondi, do restaurante Est!Est!!Est!!!, que se tornou o Melhor Chef Revelação de 2014. "Brinquei com os meus amigos que ia chorar, se perdesse. Mas eu ganhei, e estou chorando, mas de emoção. Estou aqui graças a ela", conta o jovem chef, apontando para a esposa mineira. Os dois se conheceram na Europa, se apaixonaram e Biondi veio para o Brasil atrás dela. Para ganhar a vida na capital mineira, chegou a pensar em trabalhar como garçom. "Mas ela não deixou, disse que eu tinha de ser chef, devido à minha paixão pela cozinha", revela o premiado.

Para o diretor-geral do Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, é mais uma festa de sucesso da premiação da Encontro Gastrô. "É uma grande honra para nós termos essa parceria com a Revista Encontro. Acrescentou muito ao nosso grupo. E o prêmio, em sua 12ª edição, prova que caiu no gosto do mineiro", diz.

O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, explica que nosso estado é um celeiro de talentos na cozinha. "A gastronomia mineira tem seu destaque, e a prova se teve durante a Copa do Mundo. Pesquisas apontaram a popularidade de nossa comida entre os estrangeiros. A premiação da Gastrô só contribui para incentivar ainda mais o aprimoramento de nossa culinária", conta.

Mas, a grande festa da gastronomia mineira não é feita apenas com talentos regionais. Direto da Bahia, Deusa Prado, proprietária do Alguidares, recebeu o troféu da categoria Peixes/Frutos do Mar. "Estou muito feliz, ganhar nessa categoria é como se eu estivesse trazendo o mar para cá", afirma.

Outro destaque da noite, e que levou para casa seu quinto prêmio consecutivo como Melhor Sommelier é Denis Marconi, do restaurante Taste-Vin. "O segredo é estudar muito e acertar na hora de escolher o vinho para os clientes", conta. E, para ele, o vinho perfeito para a comemoração de mais uma vitória seria um francês, da região de Bordeaux . "É a minha paixão", confessa. Aliás, por ter vencido cinco prêmios em sequência, ele passa a ser considerado hors concours, e será homenageado todo ano, sem concorrer em sua categoria. Denis Marconi se junta a Ivo Faria, que também é hors concours e é chef-proprietário do premiado restaurante italiano Vecchio Sogno.

O grande prêmio da noite e um dos mais esperados, foi também para o Taste-Vin, o de Melhor Restaurante da Cidade. Ele também levou outros dois troféus: Melhor Francês e Melhor Carta de Vinhos. Quem está a frente da casa é o chef-proprietário Rodrigo Fonseca. Ano passado, ele também foi o maior vencedor, com prêmios em quatro categorias da Encontro Gastrô. "A gente procura escutar os clientes e fazer a modernização, sem saltos. Preparamos uma comida marcante, e acho que isso agrada o público. Modéstia à parte, fazemos aves muito bem. Os camarões e os suflês também são muito bem trabalhados", conta Rodrigo.

Confira todos vencedores da Encontro Gastrô - O Melhor da Cidade, de 2014:

DIVERSÃO

Bar/Botequim
Dorival

Choperia
Albano’s

Pra Dançar
Circus Rock Bar

Pra Paquerar
Jack Rock Bar

Novidade do Ano/Diversão
Wood’s

LANCHES E GULOSEIMAS

Bufê de Festa
Rullus Buffet

Cafeteria
3 Corações Café

Chocolateria
Confiserie du Chocolat

Confeitaria e Salgados
Boca do Forno

Padaria
Verdemar

Sanduicheria
Jack’s Big Burger

Sorveteria
Alessa Gelato & Caffè

Novidade do Ano/Lanches e Guloseimas
Bacon Paradise

RESTAURANTE - BOA MESA

Bufê Self-Service
Verdinho

Churrascaria
Fogo de Chão

Cozinha Light/Salada
Néctar da Serra

Pizzaria
Olegário Pizza e Forneria

Restaurante de Hotel
Amadeus (Royal Savassi)

Restaurante Tradicional
Casa dos Contos

RESTAURANTE - SABORES REGIONAIS

Cantina/Trattoria
Província di Salerno

Cozinha do Mundo
Maharaj

Cozinha Mineira
Xapuri

Cozinha Portuguesa
Restaurante do Porto

Japonês
Udon

RESTAURANTE - ALTA GASTRONOMIA

Bistrô
D’artagnan

Carne/Parilla
La Victoria

Carta de Vinhos
Taste-Vin

Cozinha Contemporânea
Glouton

Francês
Taste-Vin

Italiano
Vecchio Sogno

Peixes/Frutos do Mar
Alguidares

MELHORES RESTAURANTES

Melhor Restaurante da Cidade
Taste-Vin

Restaurante Revelação 2014
Au Bon Vivant

MELHORES PROFISSIONAIS

Melhor Barman
Saito Pereira (Na Mata Café)

Chef Revelação
Simone Biondi (Est!Est!!Est!!!)

Melhor Chef
Leonardo Paixão (Glouton)

Melhor Maître
Robson Freitas (A Favorita)

Melhor Sommelier
Denis Marconi (Taste-Vin)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade