Publicidade

Estado de Minas MINEIRIDADE

Festa Café com Biscoito reúne tradição no interior de Minas

O evento fomenta o turismo e a economia local. Durante três dias serão oferecidas mais de seis toneladas de biscoito para cerca de 70 mil visitantes esperados


postado em 11/09/2015 11:46

A Festa do Biscoito com Café, de São Tiago, vai oferecer mais de 100 tipos de biscoitos para os 70 mil visitantes, que são esperados(foto: Ana Luísa Almeida/Agência Minas/Reprodução)
A Festa do Biscoito com Café, de São Tiago, vai oferecer mais de 100 tipos de biscoitos para os 70 mil visitantes, que são esperados (foto: Ana Luísa Almeida/Agência Minas/Reprodução)
O mineiro adora uma prosa, com cafezinho, queijo e quitanda. No pequeno município de São Tiago, que fica na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, o café com biscoito é uma tradição entre moradores e visitantes. Tanto que tem até comemoração: a Festa do Café com Biscoito.

Este ano, a 17ª edição acontece neste fim de semana. A expectativa é de que cerca de 70 mil turistas passem por lá nos três dias, número que equivale a quase sete vezes a população da cidade. O sucesso é tão grande que a celebração ganhou o título de patrimônio imaterial do município por consolidar tradição e costumes.

O evento acontece na praça central. Ao todo, 13 produtores vão oferecer para degustação gratuita mais de 100 variedades de biscoitos, em um total de seis toneladas. Haverá também shows, cortejos, teatro, dança e apresentação de Folia de Reis.

A produtora Regina Resende, junto com seus três irmãos, produz rosquinhas doces de vários sabores. A fábrica tem 15 funcionários, a  maioria da família. Este é o terceiro ano em que participa da festa como expositora. "Meus principais clientes são de fora, como Belo Horizonte, São Paulo e sul de Minas. A festa aumenta rede de clientes e depois dela, as vendas sempre crescem", conta Regina.

As "fabriquetas" de biscoitos, como são conhecidas, geralmente são empresas familiares, tradição que é passada de pai para filho. Dona Jandira Capito, 73 anos, é daquelas confeiteiras de mão cheia e participou da primeira festa. Aprendeu a fazer biscoitos ainda criança com a mãe, e até hoje produz quitandas para a padaria do seu filho.

"No começo era simples. A gente reunia algumas produtoras e colocava os biscoitos em barraquinhas enfeitadas com folhas de bananeira", lembra dona Jandira.

As tradicionais receitas, trabalhadas artesanalmente, mantiveram sua qualidade e satisfazem até hoje o paladar dos mais exigentes degustadores. Dentre as variedades destacam-se a torradinha confeccionada em diferentes sabores, tais como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão além dos biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, entre outros.

Hoje as 40 quarenta fábricas de biscoitos  fomentam a economia local, gerando empregos diretos e indiretos na cidade. A festa é realizada pela prefeitura e pela Associação São Tiaguense de Produtores Biscoito com apoio da Cemig e da Codemig.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade