Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Tâmara faz bem para hipertensos e atletas

A fruta típica do norte da África e do Oriente Médio é rica em potássio, um verdadeiro aliado do coração


postado em 04/11/2015 14:14 / atualizado em 09/11/2015 11:23

A tâmara é muito consumida no Brasil durante o Natal, mas, como mostra a nutricionista, por ser rica em potássio, deve ser consumida o ano todo(foto: Livestrong.com/Reprodução)
A tâmara é muito consumida no Brasil durante o Natal, mas, como mostra a nutricionista, por ser rica em potássio, deve ser consumida o ano todo (foto: Livestrong.com/Reprodução)
Muito nutritiva e saborosa, a tâmara é o alimento básico no mundo árabe, onde é consumida de diversas formas. Por aqui, ela faz sucesso durante as festas de fim de ano, mas, a fruta, de cor avermelhada e sabor agridoce, pode ser apreciada durante o ano todo e faz muito bem à saúde. Os hipertensos e atletas devem priorizá-la no cardápio.

"Ela é uma excelente fonte de potássio, mineral que ajuda a regular os níveis de sódio no organismo, principal responsável pelos problemas de pressão alta. A fruta ainda é uma poderosa aliada dos atletas, pois contém grande quantidade de açúcar, sendo extremamente energética e estimulando o ganho de peso e o apetite", explica a nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti.

Quando fresca, é bem crocante e úmida. Já na versão seca, fica ainda mais doce, brilha como se estivesse caramelada e ainda concentra melhor os nutrientes. A nutricionista indica o consumo de três tâmaras secas por dia como uma opção de lanche leve e saudável.

Confira abaixo uma receita prática e nutritiva que leva a fruta:

Pudim de manga com chia e tâmara

Ingredientes:

  • ¼ xícara (chá) de sementes de chia
  • 1 e ½ xícara (chá) de manga cortada em cubos
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 2 tâmaras grandes

Modo de preparo:

Coloque a manga cortada em cubos dentro do processador ou liquidificador e bata até formar um purê cremoso. Divida o purê em duas taças, preenchendo até a metade. Reserve na geladeira. Retire o caroço das tâmaras e pique-as grosseiramente. Coloque no processador com o leite de coco e bata até ficar homogêneo. Adicione a essa mistura as sementes de chia e mexa para misturar os ingredientes. Deixe espessar durante 15 minutos e transfira para as taças com o purê de manga. Decore com mais pedaços de manga e leve para a geladeira por mais seis horas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade