Publicidade

Estado de Minas CONSUMIDOR

Anvisa encontra pelo de rato em lote de extrato de tomate

A agência proibiu a venda e a distribuição de um lote do produto da marca Heinz


postado em 18/07/2016 16:42

(foto: Heinz Brasil/Divulgação)
(foto: Heinz Brasil/Divulgação)
Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta segunda, dia 18 de julho, no Diário Oficial da União, proíbe a distribuição e comercialização em todo o país do extrato de tomate da Heinz, lote L06 (válido até 1º de abril de 2017). Segundo a Anvisa, foi encontrada "matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, pelo de roedor, acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente".

Em resposta à publicação da agência, a Kraft Heinz Brasil emitiu uma nota à imprensa, informando "que o caso se trata de notificação realizada em julho de 2015 pela gerência colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais, acerca de lote encontrado somente nessa região. Na ocasião a empresa recolheu as embalagens disponíveis no comércio do lote 06, validade 4/2017, de extrato de tomate da marca, não havendo qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos mercados hoje".

Apesar de parecer estranho, a Anvisa aceita uma porcentagem máxima de "impurezas" em produtos alimentícios (RDC 14/2014), incluindo pelos de roedores (rato, ratazana e camundongo) e fragmentos de insetos (exceto barata, mosca e formiga). Para molhos, purê e extrato de tomate, o limite é de um pelo de roedor para cada 100 gr de produto. Na época em que foi regulamentada a resolução 14 de 2014, a Anvisa considerava "inviável" que a indústria alimentícia conseguisse se livrar totalmente de contaminação, que, às vezes, pode ter origem na matéria-prima.

Confira, abaixo, outros limites de contaminação aceitos pela agência:

  • Geleia de fruta: 25 fragmentos de insetos para cada 100 gr
  • Café torrado e moído: 60 fragmentos de insetos para cada 25 gr
  • Chocolate e achocolatados: um fragmento de pelo de roedor para cada 100 gr
  • Orégano: 20 fragmentos de insetos para cada 10 gr

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade