Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Atenção vegetarianos: sabia que a gelatina da bala é de origem animal?

Um dos alimentos mais consumidos, presente em balas e doces, tem sua origem praticamente desconhecida pelas pessoas


postado em 13/09/2016 08:16

Quem não gosta de uma bala de gelatina? Pois é, o que nem todos sabem é que esse ingrediente é fabricado por meio do colágeno extraído dos animais(foto: Pixabay)
Quem não gosta de uma bala de gelatina? Pois é, o que nem todos sabem é que esse ingrediente é fabricado por meio do colágeno extraído dos animais (foto: Pixabay)
Aposto que em sua lista de guloseimas preferidas está a deliciosa, colorida e divertida gelatina. Seja em seu formato tradicional – que vem em pó, fácil de preparar em casa –, seja na composição de balas de goma e até do marshmallow, é preciso concordar que este ingrediente é muito saboroso. Mas, você já parou para pensar como a gelatina é produzida?

Primeiramente, para tristeza de veganos e vegetarianos, precisamos dizer que essa gostosura é de origem animal. Pode parecer estranho, mas é verdade. De acordo com informações do site oficial da Escola de Veterinária da UFMG, "a gelatina é feita de cartilagem de porco, boi e também é possível fazê-la a partir da pele de peixes".

Este processo de produção da gelatina é tão curioso e desconhecido das pessoas que se tornou tema de um vídeo, produzido pela cineasta belga Alina Kneepkens.

O procedimento para se chegar às balas de goma, que têm como ingrediente base a gelatina, foi publicado no YouTube. Como se vê no vídeo, a partir de diversas partes dos animais (maioria retirada do porco) é extraído o colágeno. Ele é obtido por meio da fervura de ossos, pele e outros órgãos.

Um fato interessante sobre o vídeo produzido pela cineasta belga é que ele mostra o processo de fabricação de forma inversa, ou seja, começa com as saborosas balas de gelatina sendo entregues aos consumidores, e vai retrocedendo até chegar aos abatedouros, onde se inicia o processo de extração do colágeno dos animais.

Confira, abaixo, o vídeo de Alina Kneepkens:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade