
Muitas pessoas devem lembrar do nome desse estabelecimento, afinal, em 1976, o pai da ex-BBB 13, o artista plástico Carlos Carretero, nascido em Granada, na Espanha, abriu na capital mineira o La Taberna. O espaço, além da gastronomia espanhola, também oferecia aos clientes um gosto da rica cultura da região de Andaluzia, incluindo apresentações de dança e música – o saudoso cantor e guitarrista flamenco Paco de Lucía já se apresentou no restaurante. Após 36 anos de atividades, o La Taberna fechou as portas em 2003.
"Em 2012, fui morar na Espanha, fazendo dança flamenca. Por toda Andaluzia, por onde ia, encontrava bares de tapas [tira-gosto espanhol]. Eu fiquei encantada com a alegria desses bares e os sabores dessas tapas. Voltei para BH em 2016, com a ideia de unir o meu berço espanhol com a experiência de ter morado por lá e de abrir algo inovador, com muitos sabores da cozinha mediterrânea e com toques contemporâneos de outras culinárias. Nosso carro-chefe são as paellas marinera, valenciana e também a vegana", explica Marien Carretero, em texto publicado no perfil oficial do La Taberna Tapas y Paellas no Instagram.

O novo espaço fica na rua Antônio de Albuquerque 290 e o ambiente é todo decorado com quadros de Carlos Carretero. Quem comandará a cozinha é o chef venezuelano Marllony Perez. Cabe a ele deixar as paellas com o sabor "caliente" da região espanhola de Andaluzia, que possui forte influência da culinária mediterrânea.
"A casa tem uma charmosa adega, um empório com produtos espanhóis, um fumódromo mouro e muitas atrações e intervenções. O La Taberna foi uma criação dele [Carlos carretero] pra mim; dele para nós. Obrigada por tudo e vamos em frente a essa viagem à Espanha", diz Marien no Instagram.