Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Pular o café da manhã pode causar danos à saúde

Estudo associa o hábito de pular o desjejum com o aparecimento de aterosclerose


postado em 17/10/2017 16:49

Conforme o estudo americano, o hábito de pular o café da manhã pode causar aterosclerose e está associado a outros problemas de saúde, incluindo do sistema cardiovascular(foto: Pixabay)
Conforme o estudo americano, o hábito de pular o café da manhã pode causar aterosclerose e está associado a outros problemas de saúde, incluindo do sistema cardiovascular (foto: Pixabay)
As mães estão certas: pular o café da manhã faz mal à saúde. Um estudo publicado na revista oficial do Colégio Americano de Cardiologia mostra que esse hábito está associado a um risco aumentado de aterosclerose, condição caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura.

"As pessoas que ignoram o café da manhã regularmente provavelmente têm um estilo de vida pouco saudável. O estudo fornece evidências de que esse é um mau hábito que as pessoas devem mudar para reduzir o risco de doença cardíaca", comenta Valentin Fuster, um dos autores do artigo.

A pesquisa foi conduzida em Madri e incluiu homens e mulheres saudáveis, com idade entre 40 e 54 anos, sem doença cardiovascular ou renal crônica. Um questionário informatizado foi utilizado para estimar a dieta dos participantes. Os hábitos ligados ao café da manhã basearam-se na porcentagem do consumo de energia em relação ao total diário. Os médicos identificaram três grupos: aqueles que ingerem menos de 5% das calorias do dia no café da manhã; os que consomem mais de 20% da energia nessa refeição; e os que ingerem entre 5% e 20%.

Dos 4.052 participantes, 2,9% pulavam o café da manhã; 69,4% ingeriam poucas energias nessa refeição; e 27,7% estavam dentro do adequado, ou seja, consumiam mais de 20% das calorias diárias no desjejum. Exames de imagem mostraram que a aterosclerose era mais comum entre os participantes do primeiro e do segundo grupos, comparados aos que faziam o desjejum como o recomendado. A incidência de aterosclerose subclínica chegou a 75% entre os que não faziam o desjejum.

Rotina insalubre

Segundo os pesquisadores, os voluntários que não se alimentavam no café da manhã eram mais propensos a ter um estilo de vida insalubre, incluindo alimentação ruim, consumo frequente de álcool e tabagismo. Eles também tinham maior probabilidade de serem hipertensos e obesos ou com sobrepeso.

"Além da associação direta com fatores de risco cardiovascular, o hábito de pular o café da manhã pode servir como marcador de uma dieta ou um estilo de vida não saudáveis, o que, por sua vez, está associado ao desenvolvimento e à progressão da aterosclerose", diz José L. Peñalvo, professor-assistente da Faculdade Friedman de Nutrição da Universidade Tufts, dos Estados Unidos, e principal autor do estudo.

O cientista também chama a atenção para o uso clínico e coletivo do trabalho conduzido por ele. "Nossas descobertas são importantes para os profissionais de saúde e podem ser usadas como uma mensagem simples para intervenções baseadas em estilo de vida e estratégias de saúde pública, além de fornecer recomendações e diretrizes sobre a dieta", afirma o professor americano.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade