Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Frutas secas, sementes e castanhas são ótimas opções para deixar o corpo saudável

Especialista mostra que a combinação desses ingredientes favorece nossa saúde


postado em 17/11/2017 15:30 / atualizado em 17/11/2017 15:55

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Nada melhor para manter a vida saudável do que incluir frutas secas, sementes e castanhas na alimentação. Estes produtos naturais estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros. Podem ser consumidos isoladamente ou como parte de receitas e saladas. De qualquer forma, esses alimentos são muito benéficos para o nosso organismo.

De acordo com a nutricionista Klara Rahmann, consultora da EnovaFoods, combinar frutas secas, sementes e castanhas é uma estratégia muito vantajosa. "Cada um desses ingredientes tem nutrientes específicos, que, quando combinados, fornecem uma gama mais ampla de benefícios ao corpo, devido à composição mais completa em macronutrientes, como proteínas, carboidratos e gorduras boas, e micronutrientes, incluindo vitaminas, minerais e agentes naturais antioxidantes e antiinflamatórios. Com isso, agrega-se maior valor nutricional, além de aumentar a sensação de saciedade", explica a especialista.

Além disso, as oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, por exemplo – fornecem um balanço de gorduras boas e proteínas essenciais ao organismo. Já as frutas secas, devido ao processo de desidratação, concentram o açúcar natural e são carregadas de micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e antioxidantes. "Os nutrientes das frutas secas são melhor aproveitados pelo organismo a partir da combinação com castanhas e sementes", afirma Klara Rahmann.

A nutricionista fala sobre alguns dos benefícios de combinar frutas secas, semenets e castanhas:

Trazem saciedade
As castanhas são ricas em fibras, gorduras boas e possuem alto teor proteico, fazendo com que aumente a sensação de saciedade. Essa composição de nutrientes provenientes das castanhas ajuda a controlar também a velocidade de absorção do açúcar no sangue, o que também reforça o prolongamento da falta de fome.

Ricas em fibras, vitaminas e minerais
As frutas secas contêm muitas fibras e fornecem ao organismo minerais, vitaminas e fitonutrientes essenciais, com ação antioxidante e anti-inflamatória, que estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer, da osteoporose e do diabetes. Durante o processo de secagem das frutas, os microelementos se concentram do interior para fora, o que aumenta a densidade das vitaminas e minerais. As castanhas também possuem nutrientes essenciais, que oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e outros compostos naturalmente antioxidantes.

Fonte de energia imediata
As oleaginosas são boas fontes de proteína vegetal e gorduras monoinsaturadas. Por conterem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse, também melhoram a memória e a produção de energia. A semente de abóbora, por exemplo, possui triptofano, um aminoácido que pode ajudar a regular o sono.

Doce saudável
Por causa do processo de desidratação, as frutas secas acabam concentrando também açúcares naturais, o que faz ampliar o paladar mais doce. Ou seja, elas podem ser boas opções de sobremesa e, ao mesmo tempo, trazem um alto valor nutricional agregado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade