Afinal, a aveia faz bem para o corpo?

Especialista fala sobre esse cereal tão comum no café da manhã

por João Paulo Martins 15/06/2018 11:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Seja em forma de mingau, seja como complemento para frutas e iogurte, a aveia é amplamente consumida no Brasil e no mundo. Associada ao bom funcionamento do organismo, o cereal costuma fazer parte da dieta de pessoas que seguem o estilo de vida saudável. Mas, até que ponto esse componente realmente ajuda nosso corpo?

Meia xícara de aveia pura contém 150 kcal (quilocalorias); um grama de gordura; cinco gramas de proteína; 27 gramas de carboidratos; um grama de açúcar; e quatro gramas de fibras. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B e de ferro. "Sim, a aveia é muito importante quando se trata de nutrição", comenta a famosa nutricionista e consultora alimentar americana Alissa Rumsey.

Além de atuar como uma "esponja", limpando o organismo e ajudando no funcionamento adequado do intestino, devido à alta concentração de fibras, o cereal também é considerado um carboidrato complexo. Ou seja, ele é consumido de forma mais lenta pelo corpo, o que ajuda na manutenção dos níveis adequados de açúcar no sangue (glicemia).

Porém, apesar de ser um alimento 100% saudável, a aveia pode perder grande parte de suas características dependendo de como é consumida. Por exemplo, associada ao açúcar mascavo e às passas, muito comuns nas granolas. Isso porque, como orienta a especialista, os carboidratos estão sendo somados, como se fosse um prato de "macarrão com arroz", só que mais bem mais saudável.

Ela também não recomenda a inegstão associada aos iogurtes que não sejam 100% naturais, devido ao excesso de adoçantes, corantes e demais ingredientes ruins.

O ideal, como mostra a nutricionista, é consumir a aveia associada a algum tipo de gordura boa e de proteína. O mingau é uma boa opção. O cereal pode também ser acompanhado de sementes de linhaça, de amendoim natural, de manteiga de amêndoa e de whey protein.

"A aveia é ótima. Na verdade, é tão bom para você que pode comer quanto quiser, desde que se encaixe em suas necessidades alimentares globais. Só não acho que você tem que comer aveia para ser saudável. Se isso vai fazer você infeliz, não coma", comenta Alissa Rumsey.

Últimas notícias

Comentários