Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Castanhas podem ajudar a tratar a infertilidade masculina

Isso segundo estudo realizado na Espanha


postado em 10/07/2018 12:44 / atualizado em 10/07/2018 13:14

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
As nozes e castanhas são alimentos reconhecidos por fornecerem inúmeros benefícios ao nosso organismo. Agora, pesquisadores espanhóis descobriram que elas podem ajudar na fertilidade masculina. Em análise feita com 119 voluntários, os cientistas observaram que uma dieta rica nessas oleaginosas melhora a qualidade do esperma. Os resultados, divulgados durante a reunião da Sociedade Europeia de Reprodução e Embriologia, realizada no início de julho, em Barcelona, na Espanha, poderão ajudar no tratamento de homens que sofrem a infertilidade, dizem os autores.

Os participantes do estudo tinham entre 18 e 35 anos e foram orientados a seguir uma dieta no estilo ocidental. Parte do grupo, porém, recebeu suplementos diários com 60 g de amêndoas, avelãs e nozes. Durante 14 semanas, amostras de sangue e esperma foram coletadas de todos os voluntários e analisadas pelos cientistas. Os resultados mostraram níveis significativamente mais altos de contagem de espermatozoides (16%), de vitalidade (4%), capacidade de locomoção (6%) e morfologia (1%) dos gametas dos homens que receberam o suplemento de castanhas.

Segundo os cientistas, esses quatro parâmetros do espermatozoide estão associados à fertilidade masculina. Além disso, os indivíduos do grupo que ingeriu nozes mostraram redução significativa nos níveis de fragmentação do DNA espermático, um parâmetro também muito associado à incapacidade de gerar filhos. Embora os resultados da intervenção nutricional tenham sido positivos, os pesqusiadores espanhóis enfatizam que todos os indivíduos analisados eram saudáveis e aparentemente férteis. Por isso, os dados não podem servir de exemplo para toda a população.

"Então, os homens que desejam uma gravidez, natural ou por fertilização in vitro, deveriam acrescentar nozes à dieta diária? Infelizmente, ainda não podemos dizer isso com base nos resultados desse estudo", ressalta o pesquisador Albert Salas-Huetos, da Unidade de Nutrição Humana da Universidade Rovira i Virgil em Reus, na Espanha, principal autor da pesquisa, em comunicado enviado à imprensa.

Apesar da ponderação, a equipe ressalta que o estudo constata a importância de ter uma alimentação equilibrada para a reprodução. "Temos evidências se acumulando na literatura que mostram que o estilo de vida saudável pode ajudar na concepção. As nozes são um componente-chave da dieta mediterrânea, que é extremamente saudável", comenta Salas-Huetos.

Ainda conforme os cientistas, os resultados entram em sintonia com outras pesquisas recentes que mostram como dietas ricas em ômega-3 e antioxidantes (como as vitamina C e E, o selênio e o zinco) contribuem para a melhora da qualidade do esperma. As nozes e as castanhas contêm muitos desses nutrientes.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade