
Os participantes do estudo tinham entre 18 e 35 anos e foram orientados a seguir uma dieta no estilo ocidental. Parte do grupo, porém, recebeu suplementos diários com 60 g de amêndoas, avelãs e nozes. Durante 14 semanas, amostras de sangue e esperma foram coletadas de todos os voluntários e analisadas pelos cientistas. Os resultados mostraram níveis significativamente mais altos de contagem de espermatozoides (16%), de vitalidade (4%), capacidade de locomoção (6%) e morfologia (1%) dos gametas dos homens que receberam o suplemento de castanhas.
Segundo os cientistas, esses quatro parâmetros do espermatozoide estão associados à fertilidade masculina. Além disso, os indivíduos do grupo que ingeriu nozes mostraram redução significativa nos níveis de fragmentação do DNA espermático, um parâmetro também muito associado à incapacidade de gerar filhos. Embora os resultados da intervenção nutricional tenham sido positivos, os pesqusiadores espanhóis enfatizam que todos os indivíduos analisados eram saudáveis e aparentemente férteis. Por isso, os dados não podem servir de exemplo para toda a população.
"Então, os homens que desejam uma gravidez, natural ou por fertilização in vitro, deveriam acrescentar nozes à dieta diária? Infelizmente, ainda não podemos dizer isso com base nos resultados desse estudo", ressalta o pesquisador Albert Salas-Huetos, da Unidade de Nutrição Humana da Universidade Rovira i Virgil em Reus, na Espanha, principal autor da pesquisa, em comunicado enviado à imprensa.
Apesar da ponderação, a equipe ressalta que o estudo constata a importância de ter uma alimentação equilibrada para a reprodução. "Temos evidências se acumulando na literatura que mostram que o estilo de vida saudável pode ajudar na concepção. As nozes são um componente-chave da dieta mediterrânea, que é extremamente saudável", comenta Salas-Huetos.
Ainda conforme os cientistas, os resultados entram em sintonia com outras pesquisas recentes que mostram como dietas ricas em ômega-3 e antioxidantes (como as vitamina C e E, o selênio e o zinco) contribuem para a melhora da qualidade do esperma. As nozes e as castanhas contêm muitos desses nutrientes.