Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Ora-pro-nóbis desidratado também é rico em nutrientes

Isso segundo um estudo feito pela UFMG


postado em 31/08/2018 13:47 / atualizado em 31/08/2018 14:01

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), hortaliça muito usada em Minas Gerais, pode ser desidratada sem a perda de grande parte de seus nutrientes(foto: Wikimedia/Reprodução)
A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), hortaliça muito usada em Minas Gerais, pode ser desidratada sem a perda de grande parte de seus nutrientes (foto: Wikimedia/Reprodução)
Muito utilizado na culinária de Minas Gerais, o ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma hortaliça rica em vitaminas e com alto teor de proteínas. Curiosamente, o vegetal não perde suas características quando passa pelo processo de desidratação. Isto foi comprovado por uma pesquisa realizada pela UFMG no campus Montes Claros. Os cientistas constataram que as folhas contêm 22% de proteína bruta na matéria seca, índice considerado elevado.

De acordo com os pesquisadores, o intuito era descobrir um processo de desidratação do vegetal que pudesse ser executado por qualquer pessoa, em casa. Foram experimentados dois métodos: um com a desidratação em estufa laboratorial e o outro usando a luz do Sol. De acordo com a professora Neide Judith de Oliveira, coordenadora do estudo, após a desidratação, foram realizados testes de presença de sujeira, avaliação microbiológica e caracterização da composição nutricional.

"Os vegetais desidratados pelas duas vias, tanto na estufa quanto na exposição ao Sol, mantiveram as principais qualidades nutricionais das folhas verdes, em termos de proteínas, minerais lipídios e carboidratos totais. Além disso, seu tempo de prateleira [duração do alimento perecível] aumentou", revela a professora. Ela destaca que a hortaliça é uma ótima alternativa para substituição de proteína animal em pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas.

Ainda segundo Neide de Oliveira, o ora-pro-nóbis oferece muitos benefícios para a saúde, como a alta presença de proteínas e a presença de mucilagem, tipo de fibra que melhora o funcionamento do intestino, além de oferecer aminoácidos essenciais.

O diferencial dessa planta típica de Minas em relação a outras hortaliças é o seu cultivo facilitado, pois demonstra grande tolerância à seca, característica que garante sua fixação em regiões áridas, como o norte do estado. Além disso, a cientista afirma que a hortaliça é multifuncional: além de alimentícia, é usada como cerca viva, como contenção de áreas degradadas, cresce em solo pobre e ainda apresenta propriedades terapêuticas.

Em casa

"Um resultado importante da pesquisa é a exequibilidade da técnica, ou seja, ela pode ser executada com métodos simples na casa do produtor agrícola se ele tomar os cuidados necessários no preparo dos alimentos", comenta a pesquisadora da UFMG.

A intenção dos cientistas é que, a partir dos resultados do trabalho, os produtores rurais possam, após a desidratação, aproveitar o excedente da produção. A pesquisadora também acredita que, no futuro, o ora-pro-nóbis desidratado poderá ser disponibilizado para o grande público, a exemplo dos temperos e de outros vegetais.

(com Cedecom da UFMG em Montes Claros)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade