Publicidade

Estado de Minas GASTRÔ

Festival traz pratos com queijo criados por chefs mineiros

Flávio Trombino, do Xapuri, e Caetano Sobrinho, do Caê, são duas das estrelas de evento neste final de semana


postado em 25/07/2019 23:03 / atualizado em 26/07/2019 13:55

Queijo Minas Artesanal será protagonista de festival na Serraria Souza Pinto(foto: Victor Schwaner/Divulgação)
Queijo Minas Artesanal será protagonista de festival na Serraria Souza Pinto (foto: Victor Schwaner/Divulgação)
Uso exclusivo de leite integral, não pasteurizado e sem qualquer tratamento térmico. Essa é uma das regras para produzir o protagonista do Festival do Queijo Minas Artesanal de Leite Cru, que acontece nos dias 27 e 28 de julho, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

O queijo minas artesanal de leite cru é um modo de fazer queijo e é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Sete regiões são reconhecidas pelo estado de Minas Gerais como produtoras: Triângulo Mineiro, Cerrado, Serro, Salitre, Araxá, Canastra e Campo das Vertentes

O festival, que está em sua terceira edição, reunirá produtores das sete regiões, e terá a participação de sete chefs mineiros que representarão cada região por meio de pratos elaborados com queijos produzidos em cada uma delas.

O chef Flavio Trombino vai apresentar rigatone com molho branco, queijo de Araxá e condimentos(foto: UNA 360/Divulgação)
O chef Flavio Trombino vai apresentar rigatone com molho branco, queijo de Araxá e condimentos (foto: UNA 360/Divulgação)
Araxá, por exemplo, será representada pelo chef Flávio Tombino, do Xapuri, e a região do Cerrado por Caetano Sobrinho, do Caê. Os pratos vão de arroz de costela no fogo de chão com ora-pro-nóbis e queijo fresco, à sorvete de queijo com calda quente de doce de leite Rocca, farofa de castanhas brasileiras e paçoquinha.

Todos os pratos e queijos estarão à venda no evento, além de outros produtos mineiros artesanais como cafés, azeites, cachaças, vinhos, mel e cervejas artesanais. Cervejas e cafés serão os protagonistas das oficinas de harmonização oferecidas pelo festival.

A seguir, saiba quem são os professores das oficinas:

Harmonização do Queijo Minas Artesanal de Leite Cru com cervejas artesanais mineiras

  • Sábado (27) | 14h: Jornalista gastronômico especializado em queijos Eduardo Tristão Girão e a jornalista e sommelier de cervejas Fabiana Arreguy; 16h: Jornalista Wilson Renato e o maturador dos Queijos Bello, João Bello
  • Domingo (28) | 14h: Chef e sommelier de cervejas Daniel Martins

Harmonização do Queijo Minas Artesanal de leite cru com cafés artesanais mineiros

  • Domingo (27) | 14h: Jornalista gastronômico especializado em queijos Eduardo Tristão Girão com a Academia do Café

Maturação e conservação do Queijo Minas Artesanal de leite cru

  • Sábado (26) | 18h: Especialista em queijo e consultor da FAEMG Elmer Almeida e o empresário Cássio Avelino

Festival do Queijo Minas Artesanal 2019
Data e horário: 27 de julho (sábado), das 10h às 22h; 28 de julho (domingo), das 10h às 20h 
Endereço: Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809, Centro, Belo Horizonte
Outras informaçõeswww.festivalqma.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade