Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Começa o Festival de Gastronomia de Tiradentes 2019

Mais de 200 atrações gastronômicas tomam conta da histórica cidade mineira


postado em 23/08/2019 01:20 / atualizado em 23/08/2019 11:25

(foto: Wals/Divulgação)
(foto: Wals/Divulgação)
Uma cidade inteirinha debruçada sobre o prato. Panelas, temperos e ingredientes como protagonistas de um enredo escrito há mais de duas décadas por ruelas históricas. Vai até domingo (1º de setembro), o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, do Projeto Fartura. Com mais de 200 atrações, o evento reúne a nata da gastronomia brasileira na cidade localizada a 190 quilômetros da capital. Nomes como Marcelo Petrarca (Brasília), Alberto Landgraf (Rio de Janeiro) e André Mifano (São Paulo) são os responsáveis por alguns dos festins - jantares cheios de pompa e sabores que acontecem durante os fins de semana.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Fora dos salões dos festins, os visitantes podem se esbaldar com receitas servidas na rua tanto na Praça da Rodoviária quanto na Praça Sesc Campos das Vertentes. Daqui de BH, segue uma turma descolada que promete surpreender nas receitas: Caio Soter, do Alma Chef; Janaína Barroso, do Cabernet Butiquim; Naiara Faria, do La Palma; Mariana Oliveira, do Roça Grande; e Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô. Já representando a culinária local, alguns dos profissionais que servirão seus pratos na praça estão Vicente Teixeira, da Estalagem do Sabor; e Lucas Pereira, do Cultivo.

Outro programão é assistir chefs colocarem a mão na massa. No espaço Origem ao Prato, Ivo Faria, do Vecchio Sogno; Cristóvão Laruça, do Caravela; e Fred Trindade, do Tragaluz; e Caetano Sobrinho, do Caê; cozinharão ao vivo e os visitantes poderão provar as receitas. Para quem gosta do esquema "faça você mesmo", o casal Raquel Brandão e Ronaldo Souza ensina a fazer o pão com a qualidade da Du Pain, padaria que eles comandam no Mercado Central. E tem muito mais. Dá para assistir palestras com especialistas como Eduardo Girão (queijos); Juliana Ustra (chocolate); e Elzinha e Márcia Nunes, que falarão sobre o legado deixado por sua mãe, Dona Lucinha.

O chef Marcelo Petrarca, dono dos premiados restaurantes Bloco C e Lago, assina um dos jantares no primeiro final de semana do evento(foto: Divulgação)
O chef Marcelo Petrarca, dono dos premiados restaurantes Bloco C e Lago, assina um dos jantares no primeiro final de semana do evento (foto: Divulgação)
Calce um tênis, escolha uma roupa confortável e prepare-se para experimentar uma Tiradentes perfumada por temperos vindos de várias regiões. Suba e desça suas ladeiras de pedras, converse com os moradores, sinta a essência da verdadeira gastronomia mineira em um dos cenários mais lindos das Gerais. É uma festa de rua com a grandeza de um banquete.

A programação completa do Festival de Gastronomia de Tiradentes 2019 pode ser encontrada  no site www.farturabrasil.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade