Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

O melhor restaurante de BH, eleito pela Encontro Gastrô 2019


postado em 27/08/2019 23:20 / atualizado em 30/08/2019 17:18

O chef Rodrigo Fonseca não se acomoda com os prêmios e anda entusiasmado com os novos doces do cardápio, a exemplo do mil-folhas com geleia de frutas vermelhas e do waffle de pistache com morango e chantili: 31 anos de tradição e vitórias(foto: Samuel Gê/Encontro)
O chef Rodrigo Fonseca não se acomoda com os prêmios e anda entusiasmado com os novos doces do cardápio, a exemplo do mil-folhas com geleia de frutas vermelhas e do waffle de pistache com morango e chantili: 31 anos de tradição e vitórias (foto: Samuel Gê/Encontro)
Rodrigo Fonseca anda de namoro com sua cozinha. Tem passado mais tempo por lá, dedicando-se a rever processos e testar suas próprias receitas. Eleito chef do ano pela Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019, ele vê seu Taste-Vin conquistar novamente três títulos nesta edição: Melhor Restaurante de BH - pelo nono ano consecutivo! -, Melhor Francês e Melhor Carta de Vinhos.

> Leia mais: Conheça todos os vencedores da Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019

A mais tradicional casa francesa da capital já é um patrimônio belo-horizontino. Com 31 anos de história, o Taste-Vin oferece um cardápio marcado pelos clássicos. Dois dos pratos mais pedidos são o Crevettes à la Provençale (camarões grelhados na manteiga de alho e salsinha); e o Gigot d’Agneu Sept Heures (pernil de cordeiro assado por sete horas, ao molho de ervas e vinho branco, acompanhado de arroz oriental). E, claro, os soufflés, marca registrada desde o início. São 13 sabores, incluindo aí o de queijo da Serra do Salitre curado com pimenta dedo-de-moça, que faz parte da Associação do Prato da Boa Lembrança. Tudo acompanhado por uma seleção de vinhos escolhidos a dedo pelo sommelier Denis Marconi. A carta tem cerca de 850 rótulos, com preços a partir de 67,20 reais.

As novidades ficam por conta das sobremesas. "Achei que os nossos doces estavam um pouco abaixo das entradas e pratos principais", confessa o chef. Durante uma recente passagem por Lisboa, Rodrigo foi ao Ladurèe, tradicional confeitaria francesa famosa por seus macarons. Lá comeu um mil-folhas que lhe reacendeu a vontade de ter uma assim no menu. "Eu já tinha servido um, mas não tão bom. Queria um naquele nível." Depois de alguns testes, em breve chega ao cardápio o doce com massa assada diariamente, geleia de frutas vermelhas feitas no próprio restaurante e crème pâtissière. E, para fechar, mais duas opções preparadas com chocolate. Entre elas, uma semiesfera, que ao ser banhada por chocolate quente se abre, revelando um bolo em camadas: crocante de chocolate e amêndoas, mi-cuit de chocolate (bolo sem farinha), suco de manga e maracujá e ganache de chocolate. Apesar de tudo ser preparado com chocolate meio-amargo, os tempos são doces no Taste-Vin.

R. Curitiba, 2.105, Lourdes, (31) 3292-5423. De seg. a qui.: das 19:30 às 0h; sex. e sáb. das 19h30 à 1h. Cartões: todos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade