Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

7 cervejas mineiras para degustar neste inverno

No frio, a dica é apostar em aromas e sabores acentuados e caprichar nas harmonizações com pratos mais elaborados


postado em 05/08/2021 00:19 / atualizado em 06/08/2021 17:32

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
A estação mais fria do ano é um convite a novas experiências e possibilidades gastronômicas ricas em sabores e texturas. Nesta época de baixas temperaturas, vale caprichar em pratos com carnes, defumados e queijos de aromas intensos, harmonizando essas opções com uma boa cerveja encorpada e marcante. Embora muita gente acabe associando a bebida a temporadas mais quentes, existem rótulos ideais para serem degustados no inverno por trazerem notas e aromas fortes, saborosos e assertivos e combinarem com comidas mais robustas.

Confira agora 7 cervejas de fábricas artesanais mineiras que dão um show de harmonização, que vai além dos pratos salgados, se estendendo também às sobremesas.

1) Krug Amber Lager (Krug Bier)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Este lançamento da Krug Bier é uma cerveja leve, ideal para as tardes de frio como uma alternativa interessante à Pilsen ou American Lager. A Krug Amber Lager é de baixa fermentação, coloração acobreada, e traz um equilíbrio entre mante e lúpulo, com suaves notas de caramelo e amargor moderado. "Essa cerveja tem um perfil leve, porém, apresenta aroma e sabor evidentes. Vale experimentá-la com churrasco, pois ela harmoniza muito bem com carnes vermelhas grelhadas, que apresentam aquela crostinha de caramelização. Outra interessante opção, é combinar essa cerveja, de 5,1% de teor alcoólico, com uma tábua de frios com salames defumados e queijos mais salgados. Essas são harmonias perfeitas, pois todos esses sabores casam muito bem juntos na boca!", ressalta a embaixadora da Krug Bier e sommelière de cervejas, Fabiana Bontempo.

2) Ouro Preto (Falke Bier)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A segunda opção é essa schwarzbier, da Falke. Com 5,4% de teor alcoólico, ela tem coloração avermelhada escura, espuma persistente e corpo médio. Embora seja maltada e escura, ela tem a leveza de uma lager e foi selecionada pelo mestre Marco Falcone como "coringa" por ser versátil e se encaixar bem em todas as estações do ano. "Devido a torra do malte, que acontece em nossa fábrica, seu paladar traz notas de café e caramelo no final. Uma dica é combiná-la com cordeiro grelhado ou queijos de fungo azul como camembleu e gorgonzola. Ela harmoniza também com sobremesas como chocolate meio amargo ou apimentado", aponta Falcone.

3) Áustria Imperium (Krug Bier)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Intensa e potente, essa double IPA, de 9,5% de teor alcoólico, apresenta uma interessante base de maltes especiais e amargor marcante. Seu delicioso bouquet herbal e levemente frutado traz ainda a essência de uma boa India Pale Ale. "A Áustria Imperium é uma cerveja que resgata a memória de quem começou a tomar Ipas há alguns anos, quando o estilo ainda era pouco difundido no Brasil. Seu perfil inglês a torna ainda mais tradicional, com o lúpulo em destaque, porém, muito bem inserido, sem roubar a cena, como acontece hoje na maioria das double Ipas", comenta Fabiana. As sugestões de harmonização para essa opção são pratos mais elaborados e intensos com carnes de sabor igualmente potente como cordeiro ou joelho de porco. Queijos mais maturados que contenham tirosina (aqueles cristais que trazem uma leve textura granulada e salgada) como o parmesão, também são uma ótima pedida.

4) Kurupira (Falke Bier)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A Kurupira é uma Russian Imperial Stout, maturada por mais de 100 dias. Ela conta com adição de pé de moleque, malte torrado, sensação de chocolate amargo e um teor alcoólico equilibrado de 12.9%. É uma cerveja encorpada que combina muito bem com chocolates, carnes vermelhas, queijos e até embutidos curados. A Kurupira é o sexto rótulo do Projeto Brasilidades, uma parceria entre a Casa Orc e a Falke Bier, que prevê o lançamento de 12 rótulos ao longo de 2021, todos eles com ingredientes brasileiros e em lotes limitados.

5) Remorso (Krug Bier)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Outra Russian Imperial Stout de peso é a Remorso, da Krug Bier. Essa é uma cerveja escura, complexa e potente. As notas de café, chocolate e caramelo estão em evidência no aroma e sabor com um amargor presente e assertivo em uma bebida com 9% de teor alcóolico. "Essa é uma cerveja forte que pede acompanhamentos que também tenham essa característica. Uma sugestão interessante é apostar em um bom hambúrguer de picanha com molho de queijo gorgonzola, por exemplo. Já em relação aos doces, vale escolher qualquer um que tenha notas de café e/ou chocolate como o tiramissú ou uma mousse de chocolate", destaca Fabiana Bontempo. A sommelière aponta ainda uma combinação, fazendo um diferente contraponto de sabores: "Prove essa cerveja com um cheesecake de frutas vermelhas, misturando o doce e a bebida na boca. Você vai sentir uma explosão de sabores. Vale a pena experimentar!".

6) English Barley Wine (Falke Bier)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A Barley Wine é uma cerveja densa, tem o paladar bem maltado e também forte amargor. "É uma opção para quem gosta de sabores intensos. Afinal, ela possui alto teor alcóolico (10%), é encorpada, beirando a ser mastigável por sua textura voluptuosa e aveludada, além de ter um agradável aroma frutado e lupulado", ressalta Falcone. Segundo ele, a English Barley Wine harmoniza bem com comidas igualmente fortes, queijos de sabor intenso como gruyére; carne de panela; costela bovina e também sobremesas mais caramelizadas.

7 ) Sarcasmo (Krug Bier)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Essa Extra Special Bitter tem como principal característica o amargor, porém, conta com uma base de maltes tipo caramelo, que traz certo dulçor ao aroma. O seu final seco e amargor persistente fazem aumentar a vontade de se beber um próximo gole – a tão famosa "drinkability" que os apreciadores de cerveja tanto procuram. Como sugestão de harmonização com a Sarcasmo (que tem 6,0% de teor alcoólico), a Embaixadora da Krug cita pratos com carnes de caça, aves de sabor mais pronunciado ou ainda um lombo defumado. Para os vegetarianos, a dica é a combinação com um risoto de cogumelos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade