
A proposta do concurso é destacar receitas autorais que utilizem ingredientes típicos e preservem modos de preparo artesanais. A expectativa é envolver cerca de 400 pequenos empreendedores, de produções caseiras a confeitarias mais consolidadas. Os pratos devem ter como tema “Origens” e precisam incluir um ou mais ingredientes indicados no edital, reforçando o vínculo com a culinária mineira.
“Mais do que gastronomia, o que diferencia Belo Horizonte e confere reconhecimento à sua cozinha criativa é a nossa cultura alimentar. É ela que conecta tradição, memória e inovação, e é com esse espírito que lançamos o 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira de BH. Com essa iniciativa, ao lado do Sebrae Minas, queremos valorizar receitas afetivas, produtos artesanais e os saberes que atravessam gerações”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
A avaliação dos produtos será feita com base em cinco critérios: sabor, apresentação, originalidade, embalagem e rótulo. Os selecionados para a primeira etapa devem apresentar seus pratos nos dias 11 e 12 de agosto, na sede do Sebrae Minas. Ao final dessa fase, serão escolhidos 20 finalistas — 10 na categoria “Quitanda Mineira” e 10 na categoria “Confeitaria Artesanal”.
Esses classificados terão acesso a uma consultoria presencial exclusiva com uma chef e uma confeiteira, além de uma oficina prática voltada para a produção de fotos e vídeos profissionais dos pratos. As receitas também serão reunidas em um e-book especial com os destaques do concurso.
A premiação ocorrerá durante a 2ª edição da Bienal da Gastronomia, quando os três vencedores de cada categoria serão anunciados oficialmente.
Segundo a presidente da Belotur, o impacto da gastronomia local vai além da economia. “A força do fogão, o saber popular e o empreendedorismo caminham juntos, impulsionando a transformação de BH em uma referência nacional e internacional, inclusive quando unimos a promoção turística à valorização da segurança alimentar e do protagonismo local”, completa Bárbara.
O concurso faz parte do programa Prepara Gastronomia e da Jornada da Confeitaria, iniciativas do Sebrae Minas voltadas à capacitação e valorização da culinária regional. Para Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, a ação também tem um forte apelo afetivo e cultural.
“As quitandas compõem parte da memória afetiva de gerações de famílias e saberes que atravessaram décadas. Em Belo Horizonte, elas representam uma tradição e geram renda para diversas pessoas. Neste concurso, temos o objetivo de promover e valorizar receitas tradicionais da culinária mineira, especialmente as quitandas caseiras e a confeitaria artesanal. A iniciativa busca incentivar a criatividade, a valorização de produtos e insumos mineiros e o empreendedorismo local, reforçando o reconhecimento da nossa gastronomia”, destaca Marcelo.