Estado de Minas AGENDA

BH recebe a 2ª Bienal da Gastronomia de 15 a 31 de outubro

Com debates, tours e mostras, programação valoriza tradição, inovação e diversidade alimentar da capital mineira


postado em 15/09/2025 09:00 / atualizado em 15/09/2025 09:11

Bienal reforça a gastronomia da capital mineira como expressão cultural, política e social(foto: Jackson Romanelli)
Bienal reforça a gastronomia da capital mineira como expressão cultural, política e social (foto: Jackson Romanelli)
A Bienal da Gastronomia chega à 2ª edição entre os dias 15 e 31 de outubro em Belo Horizonte. O evento, que reforça o título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco e fortalece o município como polo turístico gastronômico, inclui palestras, passeios, intercâmbios culturais e experiências gastronômicas em diferentes pontos da capital.

Criada em 2021 como projeto-piloto e reformulada em 2023, a Bienal tem como proposta ampliar o diálogo entre chefs, produtores, pesquisadores e o público, promovendo encontros que aproximam tradição e contemporaneidade, saberes ancestrais e cozinhas periféricas, além de valorizar o protagonismo feminino e a diversidade alimentar.

Neste ano, a programação ganha novos formatos, com experiências imersivas e atividades descentralizadas em mercados e diferentes espaços urbanos de Belo Horizonte. Mais do que uma celebração da culinária, a Bienal reforça a gastronomia da capital mineira como expressão cultural, política e social.

O calendário da Bienal se entrelaça com datas simbólicas. A abertura, em 15 de outubro, coincide com o Dia do Professor. No dia seguinte, 16, a agenda dialoga com o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão. Já o encerramento, em 31 de outubro, marca o aniversário do reconhecimento de BH como Cidade Criativa da Gastronomia.

Programação
 
De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, a programação da Bienal foi construída a partir de sete pontos condutores. Entre eles estão a valorização do processo colaborativo, a propagação da força do feminino, o olhar para o território do Atlântico Ibero-Americano e para o eixo sul-sul global, além da promoção do turismo gastronômico aliado a práticas sustentáveis. Também se destacam a gastronomia social como instrumento de transformação de vidas e territórios, a alimentação como política pública inclusiva e criativa e a hospitalidade mineira como marca registrada da mesa belo-horizontina.
 
Confira abaixo algumas das atividades já confirmadas:

18 de outubro | Mercado Central – Galeria São Vicente – Mercado Novo
O passeio turístico promovido mensalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte terá uma edição temática especial no mês de outubro. O Walking Tour Gastronômico convida belo-horizontinos e turistas a desbravar a cultura alimentar da cidade em um passeio gratuito em roteiro que percorre o Mercado Central, a Galeria São Vicente e o Mercado Novo.

Fórum Internacional de Gastronomia – FIG 2025
21 e 22 de outubro | Teatro Francisco Nunes
O Fórum Internacional de Gastronomia (FIG), um dos principais destaques, reúne chefs, pesquisadores, produtores e amantes da boa mesa em dois dias de debates e trocas de experiências. 

Exposição Bares com Alma
21 e 22 de outubro – Teatro Francisco Nunes | 25 de outubro a 23 de novembro – sede da Belotur
Os bares de Belo Horizonte, símbolos da boêmia e do convívio social da capital, viram tema de uma mostra interativa que celebra suas histórias e personagens. 

Intercâmbio Cidades Brasileiras Criativas da Gastronomia Pela Unesco
23 de outubro | Edifício Central
Belém, Paraty, Florianópolis e Belo Horizonte se encontram em um evento que celebra a diversidade da culinária brasileira. Integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco, os quatro destinos promovem cozinhas-show, menus colaborativos e feira gastronômica.

Sabor de Mercado: Intercâmbio Gastronômico Universitário
24 de outubro | 9h30 às 14h | Mercado Central
O Mercado Central se transforma em vitrine da nova geração da cozinha da capital. Estudantes do curso superior de Gastronomia de Belo Horizonte apresentam receitas autorais criadas a partir de ingredientes regionais, em demonstrações abertas ao público.

Sabores da Norte: Território Criativo Gastronômico
26 de outubro | Praça Padre Lage
A Bienal se expande para a região Norte da capital mineira, com uma programação voltada à gastronomia sustentável, políticas alimentares, inclusão produtiva e turismo comunitário. 

Além disso, haverá programação associada com atividades espalhadas pela cidade, selecionadas por edital da Prefeitura de BH.

Todos os detalhes sobre a programação, retirada de ingressos, convidados e atividades associadas estão disponíveis no Portal Belo Horizonte. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação