Estado de Minas VITIVINICULTURA

"I Love Italian Wines" traz vinícolas inéditas e 500 rótulos a BH

No dia 12 de setembro, o Hotel Fasano recebe a etapa mineira do roadshow com degustações e masterclasses com especialistas reconhecidos


postado em 04/09/2025 10:31 / atualizado em 04/09/2025 10:39

Evento também inclui feira de degustação(foto: Divulgação)
Evento também inclui feira de degustação (foto: Divulgação)
Depois de passar por Rio de Janeiro e São Paulo, o roadshow “I Love Italian Wines” desembarca em Belo Horizonte no dia 12 de setembro. O evento, que acontece no Hotel Fasano, tem como objetivo  ampliar o conhecimento do consumidor brasileiro sobre a vitivinicultura italiana e reforçar a imagem do país europeu como referência mundial na área.

Promovido pela Agência ICE, vinculada à Embaixada da Itália e dedicada à promoção internacional de empresas italianas, em parceria com a feira Wine South America e com apoio da Vinitaly, o roadshow reúne 500 rótulos de mais de 20 vinícolas inéditas no mercado brasileiro.

Segundo Milena Del Grosso, diretora da Agência ICE para o Brasil, a escolha das capitais que recebem a edição de 2025 levou em conta tanto a relevância econômica quanto o perfil do público. “São Paulo e Rio de Janeiro”, destaca, “são os maiores centros comerciais do país, com forte concentração de importadores, distribuidores, sommeliers e formadores de opinião, além de consumidores exigentes e abertos a novas experiências no mundo do vinho. Belo Horizonte, por sua vez, embora menor em termos populacionais, apresenta um mercado regional sofisticado e em franca expansão, com crescente demanda por vinhos de qualidade, especialmente italianos. A escolha dessas cidades garante uma cobertura estratégica da região Sudeste, que concentra o maior poder de consumo do Brasil e se mostra cada vez mais receptiva à cultura do vinho”, afirma.

Entre as vinícolas que participam pela primeira vez de um evento no Brasil estão a Avignonesi (Toscana), a Azienda Agricola Gozzelino Sergio (Piemonte), a Azienda Agricola Monzio Compagnoni (Lombardia), a Cantina all’Insù (Piemonte), a Cantina Beato Bartolomeo da Breganze (Vêneto), a Cantine Briziarelli (Umbria), a Carvinea Azienda Agricola Vitivinicola (Puglia), o Castello di Verrazzano (Toscana), a Felline Soc. Agr. ARL (Puglia), o Gruppo I Vinai (com operações na Toscana, Puglia e Sicília), a I Feudi di Romans (Friuli-Venezia Giulia), a La Pizzuta del Principe di Ranieri Clara (Calábria), a Le Lune del Vesuvio srl (Campânia), a Loacker Wine Estates (Toscana e Alto Ádige), a Ozzano Selection srl (com atuação no Piemonte, Vêneto, Toscana, Puglia e Sicília), a Soc. Agr. Bellaria srl (Campânia), a Società Agricola Nativ srl (Campânia), a Tenuta Barbarossa Soc. Agr. srl (Marche), a Tenuta di Artimino Società Agricola srl (Toscana) e a The Wine Company srl (Vêneto, Abruzzo e Toscana).

A curadoria de rótulos premiados fica a cargo do Merano Wine Festival, encontro internacional que valoriza a produção vitivinícola italiana. Sete vinícolas terão destaque: Azienda Agricola Gozzelino Sergio (Piemonte), Cantina all’Insù (Piemonte), Cantine Briziarelli (Umbria), Carvinea Azienda Agricola Vitivinicola (Puglia), Sorrentino Vini srl (Campânia), Tenuta di Artimino Società Agricola srl (Toscana) e Tenuta Valle delle Ferle Cerasuolo di Vittoria (Sicília).

Além da feira de degustações, cada etapa do roadshow oferece masterclasses com especialistas. Em Belo Horizonte, o destaque será Mário Márcio Lescano Júnior, nomeado Italian Wine Ambassador pela Vinitaly International Academy e detentor de certificações como Italian Wine Scholar com distinção máxima. A programação inclui ainda a participação do sommelier Marcelo Vargas, um dos mais premiados do país, que apresentará os sete rótulos selecionados pelo Merano Wine Festival em colaboração com Karine Souza, embaixadora do evento na América Latina.
 
Mais informações e inscrições: www.italianwines.com.br 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação