Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

É possível reverter a calvície?

Especialista cita mitos e verdades sobre a queda de cabelo


postado em 23/01/2019 11:20 / atualizado em 23/01/2019 11:12

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

A alopécia, ou queda de cabelo, é um problema que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Apesar de ser comum, o problema ainda é cercado de dúvidas, especialmente em relação às causas do enfraquecimento dos fios capilares e a consequente perda deles.

Para ajudar a entender o problema, o dermatologista Rafael Tomaz, da farmacêutica Lupin, esclarece alguns mitos e verdades relacionados à calvície, preocupa tanto homens quanto mulheres:

Uso de apliques e "mega hairs" pode favorecer a queda capilar
Verdade. De acordo com o especialista, esses acessórios , quando inseridos na raiz, acabam puxando o fio para baixo. "Isso prejudica a saúde dos fios, que vão se destacando da raiz, podendo levar a uma queda de cabelo irreversível. No caso de pacientes que já têm uma diminuição da densidade capilar, o recomendado é deixar os fios soltos sempre que possível", diz o médico.

Calvície está ligada apenas à idade e a fatores genéticos
Mito. "A herança genética e o envelhecimento são alguns dos fatores mais comuns que levam à queda capilar e até mesmo à calvície. No entanto, o problema tem diversas causas, podendo ser provocado por fatores como estresse, distúrbios hormonais e anemia", esclarece Rafael. Ele lembra que é importante a avaliação de um profissional para o correto diagnóstico da causa da queda de cabelo.

Anabolizantes e esteroides pode provocar queda de cabelo
Verdade. O excesso de testosterona é um dos principais vilões da queda de cabelo, segundo o médico. "Por isso, o uso do hormônio sexual masculino como anabolizante pode favorecer a perda dos fios. Muitos jovens procuram o consultório do dermatologista queixando-se de uma queda muito acentuada e, quando você investiga a história desse paciente, é comum que esse problema esteja associado ao uso de 'bombas' na academia".

Calvície pode ser totalmente revertida
Mito. O dermatologista afirma que não há cura para a calvície, no entanto existem tratamentos que ajudam a aumentar a quantidade de fios no couro cabeludo. "É importante ressaltar que pacientes com queda capilar nos estágios inicial ou moderado responderão melhor ao tratamento. Por isso, recomenda-se tratar o quanto antes para se ter uma resposta mais expressiva".

Uso constante do secador de cabelo pode deixar os fios frágeis
Mito. "O secador não é vilão, mas é importante utilizar uma temperatura amena e manter determinada distância para não danificar o couro cabeludo". Já o uso da chapinha deve ser desencorajado como hábito, pois a temperatura elevada e o contato direto da prancha com o cabelo podem provocar a quebra dos fios.

Chapéus, bonés e tocas prejudicam os fios de cabelo
Verdade. "Chapéus e bonés abafam o couro cabeludo, podendo causar a chamada dermatite seborreica e o excesso de oleosidade na raiz, que por sua vez favorecem a queda do cabelo", explica o especialista.

Fios tendem a cair mais em determinadas estações do ano
Verdade. "Há indícios de que os cabelos caem mais em algumas estações do ano, como no Outono, porém os fatores associados a esta observação são pouco compreendidos". Em países como o Brasil, que não possui estações do ano tão marcadas, este efeito pode ser pouco expressivo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade