Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Como escolher o protetor solar ideal para pele com manchas

As manchas podem ser causadas por diversos fatores, como a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV), alterações hormonais e envelhecimento


postado em 13/07/2023 15:19

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
A proteção solar adequada é fundamental para manter a saúde da pele e prevenir danos causados pela exposição ao sol, especialmente em casos de pele com manchas.

As manchas podem ser causadas por diversos fatores, como a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV), alterações hormonais e envelhecimento e são um fator a mais a ser considerado na hora de utilizar um produto dermocosmético.

Pensando em ajudá-lo a escolher o melhor protetor solar para pele com manchas, listamos abaixo alguns quesitos que devem ser levados em consideração, como fator de proteção solar (FPS), ingredientes e textura. Confira:

Consulte um dermatologista

Antes de escolher qualquer produto de beleza para a pele, é importante consultar um dermatologista. Um profissional qualificado poderá avaliar seu tipo de pele, identificar a causa das manchas e recomendar o melhor tratamento, inclusive o protetor solar adequado.

Fator de Proteção Solar (FPS)

O FPS é um dos fatores mais importantes a serem considerados ao escolher um protetor solar. Para pele com manchas, é recomendado um FPS mais alto, como 30 ou superior, para garantir uma proteção eficaz contra os raios UV.
Lembre-se de que as manchas na pele podem ser mais sensíveis ao sol, e um FPS mais elevado ajuda a prevenir o escurecimento das manchas existentes e o surgimento de novas.

Amplo espectro

Certifique-se de escolher um protetor solar de amplo espectro, pois isso significa que ele oferece proteção contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, enquanto os raios UVB causam queimaduras solares.

Além disso, ambos estão relacionados ao desenvolvimento de manchas na pele. Portanto, ao escolher um protetor solar, procure por essa indicação na embalagem.

Ingredientes clareadores

Algumas formulações de protetor solar contêm ingredientes clareadores que podem ajudar a reduzir a aparência das manchas na pele, como a vitamina C, o ácido kójico e o ácido glicólico. Esses componentes auxiliam no clareamento gradual das manchas, enquanto o protetor solar protege a pele do sol.

Textura adequada

Escolher a textura correta do protetor solar é essencial para garantir sua aplicação adequada e conforto durante o uso.
Para pele com manchas, é recomendado optar por protetores solares de textura leve e de fácil absorção, evitando produtos muito oleosos que possam obstruir os poros e agravar as manchas existentes.

Reaplicação regular

Independentemente do tipo de protetor solar escolhido, é fundamental reaplicá-lo regularmente, especialmente em áreas com manchas. Siga as instruções na embalagem para determinar a frequência de reaplicação. Mas geralmente é recomendado reaplicar a cada duas horas ou após nadar, suar excessivamente ou secar-se com uma toalha.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade