Estado de Minas NOVIDADE

Botânico Shopping ganha pool de moda com sete marcas de luxo

Com projeto de Ana Bahia e investimento de R$ 3 milhões, espaço de 420 m² reúne grifes mineiras e paulistas em conceito inédito no país


postado em 29/09/2025 11:06 / atualizado em 29/09/2025 11:19

Os sócios da Terzo Engenharia Renato Dutra, Alexandre Ribeiro e Marcelo Ribeiro(foto: Divulgação/Terzo Engenharia )
Os sócios da Terzo Engenharia Renato Dutra, Alexandre Ribeiro e Marcelo Ribeiro (foto: Divulgação/Terzo Engenharia )
Belo Horizonte vai ganhar um novo espaço dedicado à moda de luxo. Após sete meses de obras e projetos, a Terzo Engenharia entregou as chaves do pool de moda do Botânico Shopping, centro comercial de alto padrão inaugurado recentemente no bairro Belvedere. O espaço abrigará sete marcas conceituadas e entra agora na reta final de montagem para inauguração. 

Com investimento superior a R$ 3 milhões, o ambiente foi concebido como uma galeria, assinada pela arquiteta Ana Bahia. Entre as grifes participantes, seis são mineiras: Anna Barroso, Coven, Elisa Atheniense, Essenciale, Printing e Tatiane Queiroz. De São Paulo, a marca Manolita completa a curadoria. A ideia é fortalecer o segmento de luxo em Minas Gerais, oferecendo um mix exclusivo de marcas no Botânico Shopping.

Localizado no nível Horizonte, o espaço ocupa 420 metros quadrados no coração do shopping, de frente para a praça central e com o jardim vertical ao fundo. “Estamos em um espaço generoso, em uma grande loja iluminada, onde a natureza também se faz presente. O nosso desafio foi criar um projeto orgânico, onde todas as sete marcas tivessem destaque e mantivessem sua individualidade”, explicou a arquiteta Ana Bahia.

A execução ficou a cargo da Terzo Engenharia. “A complexidade da obra exigiu atenção a cada detalhe”, afirmou Alexandre Ribeiro, engenheiro e sócio da Terzo.

Espaço da Moda do Botânico Shopping foi entregue pela Terzo Engenharia. Ambiente projetado pela arquiteta Ana Bahia entra agora na reta final de montagem para inauguração. Serão sete marcas renomadas de luxo, seis mineiras e uma de São Paulo.(foto: Divulgação/Terzo Engenharia )
Espaço da Moda do Botânico Shopping foi entregue pela Terzo Engenharia. Ambiente projetado pela arquiteta Ana Bahia entra agora na reta final de montagem para inauguração. Serão sete marcas renomadas de luxo, seis mineiras e uma de São Paulo. (foto: Divulgação/Terzo Engenharia )
Os números da obra também impressionam: foram utilizados 414 m² de cimento queimado, mais de 2,4 toneladas de aço para painéis curvos e prateleiras, 120 m² de espelhos, 120 m² de mármores e quartzitos para os balcões, além de 150 m² de cortinas, 135 m² de tapetes, mais de 90 luminárias e 135 metros de fitas de LED.

Com design de linhas curvas em formato de “S” e grandes painéis vazados, o projeto promove integração visual entre as marcas e direciona o fluxo de visitantes. Inspirada no Brutalismo, a arquitetura valoriza o concreto aparente em contraste com materiais sofisticados, como os quartzitos, comparados a joias pela arquiteta.

Para Elisa Atheniense, uma das organizadoras da curadoria, o conceito vai além de uma loja multimarcas. “Não existe em nenhum shopping do Brasil um espaço com uma proposta semelhante, com ambientes exclusivos dentro de uma loja. O que estamos projetando é algo totalmente inovador no país. São marcas que possuem o mesmo posicionamento de mercado, autorais, que têm o cuidado com a qualidade, o acabamento e o atendimento exclusivo”, ressalta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação