
Com investimento superior a R$ 3 milhões, o ambiente foi concebido como uma galeria, assinada pela arquiteta Ana Bahia. Entre as grifes participantes, seis são mineiras: Anna Barroso, Coven, Elisa Atheniense, Essenciale, Printing e Tatiane Queiroz. De São Paulo, a marca Manolita completa a curadoria. A ideia é fortalecer o segmento de luxo em Minas Gerais, oferecendo um mix exclusivo de marcas no Botânico Shopping.
Localizado no nível Horizonte, o espaço ocupa 420 metros quadrados no coração do shopping, de frente para a praça central e com o jardim vertical ao fundo. “Estamos em um espaço generoso, em uma grande loja iluminada, onde a natureza também se faz presente. O nosso desafio foi criar um projeto orgânico, onde todas as sete marcas tivessem destaque e mantivessem sua individualidade”, explicou a arquiteta Ana Bahia.
A execução ficou a cargo da Terzo Engenharia. “A complexidade da obra exigiu atenção a cada detalhe”, afirmou Alexandre Ribeiro, engenheiro e sócio da Terzo.

Com design de linhas curvas em formato de “S” e grandes painéis vazados, o projeto promove integração visual entre as marcas e direciona o fluxo de visitantes. Inspirada no Brutalismo, a arquitetura valoriza o concreto aparente em contraste com materiais sofisticados, como os quartzitos, comparados a joias pela arquiteta.
Para Elisa Atheniense, uma das organizadoras da curadoria, o conceito vai além de uma loja multimarcas. “Não existe em nenhum shopping do Brasil um espaço com uma proposta semelhante, com ambientes exclusivos dentro de uma loja. O que estamos projetando é algo totalmente inovador no país. São marcas que possuem o mesmo posicionamento de mercado, autorais, que têm o cuidado com a qualidade, o acabamento e o atendimento exclusivo”, ressalta.