
A principal alteração será no login da plataforma. O tutor deverá informar o CPF e a senha cadastrada no gov.br, já que as senhas utilizadas até agora no sistema da PBH deixarão de ser aceitas.
Segundo o diretor de Zoonoses, Eduardo Gusmão, a mudança foi pensada para facilitar a rotina dos tutores. “A mudança no acesso à plataforma de castração foi cuidadosamente planejada pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Prodabel para tornar o agendamento mais simples e seguro para os tutores”, destacou.
O procedimento de agendamento seguirá com as mesmas regras de marcação, reagendamento e cancelamento já conhecidas pelos usuários. Continua sendo obrigatório informar um e-mail válido, canal pelo qual são enviadas as confirmações e orientações sobre a cirurgia.
O serviço de castração é gratuito e oferecido a moradores de Belo Horizonte. Para realizar a cirurgia, os cães e gatos precisam ter entre quatro meses e oito anos. No caso de filhotes de gatos, o peso mínimo exigido é de 1,5 kg. Antes da esterilização, todos os animais passam por avaliação veterinária.
Atualmente, o agendamento é feito exclusivamente pelo site da Prefeitura. Após a marcação, o procedimento é realizado em uma das unidades de esterilização credenciadas. Mais informações estão disponíveis no Portal da PBH.