Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR | VERãO

Para ficar com o corpo sarado

Quem quer fazer bonito na estação do sol não pode perder tempo. O ideal é associar exercícios físicos, tratamentos estéticos e, claro, alimenção saudável


postado em 08/10/2013 17:05 / atualizado em 11/10/2013 11:24

Estar em forma no verão é um desejo compartilhado por dez em cada dez mulheres. O que difere são as escolhas de cada uma delas para alcançar esse objetivo. E o segredo não são dietas radicais e muito menos exercícios estafantes, mas sim alinhar três pilares: alimentação equilibrada, atividades físicas coordenadas e tratamentos estéticos complementares. Como milagres realmente não existem, a dica para se ter um "corpo moreno, sarado, gostoso, da cor do pecado", como reza a música de Fernando e Sorocaba, é não perder tempo.
 
Para começar, uma boa pedida é a reeducação alimentar aliada à nutrição ortomolecular. Por meio de exames específicos, detectam-se quais são as carências ou excessos de nutrientes existentes em nosso organismo. A partir daí um cardápio personalizado é criado com o objetivo de fazer as células funcionarem plenamente, gerando bem-estar e disposição física. "Em alguns casos, somente a alimentação não é o suficiente, e então indicamos uma suplementação elaborada por um médico, de acordo com a necessidade de cada paciente", explica Gabriela França, nutricionista da Clinlife. Para a relações públicas Marluce Sousa Costa Vieira, de 42 anos, a vida se divide em antes e depois da nutriação ortomolecular. "Eu me sentia cansada, estressada e sem forças para cumprir minhas tarefas diárias. Depois do tratamento me sinto outra mulher, muito mais disposta e feliz. Hoje estou de bem com a vida", diz.
 
 
O próximo passo para entrar em forma é praticar atividade física, e tem exercícios para todos os gostos e bolsos. Reservar 30 minutos por dia para fazer uma caminhada ou corrida já é um bom começo. O importante é não se entregar ao sedentarismo. Para quem gosta de aulas mais elaboradas, aí vão algumas dicas. Na academia Body Tech, o Kiai Express é a novidade do momento. O treinamento é inspirado nas Artes Marciais Mistas (MMA) e consiste em um circuito que conta com seis grupos de atividades divididas em exercício técnico marcial, recuperação ativa, exercício de força e descanso completo.
 
A vida de Marluce Sousa Costa Vieira se divide em antes e depois da nutrição ortomolecular:
A vida de Marluce Sousa Costa Vieira se divide em antes e depois da nutrição ortomolecular: "Sinto-me mais disposta e feliz" (foto: Roberto Rocha)
"Cada uma das estações tem duração de 30 segundos, marcadas pelo toque de um gongo, com acompanhamento de música motivacional. A aula completa dura 30 minutos e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e sexo", explica Beatriz Bicalho, responsável pelas atividades coletivas da academia.
 
Quem experimentou aprovou. "Pratico o Kiai há dois meses. É uma ótima opção para quem quer queimar calorias em uma aula rápida e dinâmica, que trabalha força e resistência nas várias modalidades de lutas do MMA, além das atividades aeróbicas", diz a fonoaudióloga Karina Gesualdi, 36 anos.
 
Paula Veneroso aposta na drenagem linfática:
Paula Veneroso aposta na drenagem linfática: "Percebo melhora considerável na minha circulação e sinto o meu corpo desinchar" (foto: Geraldo Goulart)
 
 
Na academia Runner, o treinamento funcional é um dos preferidos. O método de preparação neuromuscular promove o desenvolvimento da força, resistência muscular e cardiovascular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. "Por meio de um treinamento individualizado, recupera-se a capacidade funcional do praticante, que resgata a eficiência dos seus movimentos", diz a professora Glayce Cristina de Paula. A designer de moda Roberta Junqueira Loures Paranhos, de 26 anos, confirma os resultados.

"Adquiri nova consciência corporal após o treinamento, o que me tornou muito mais ativa para praticar as atividades do dia a dia, além de melhorar o meu condicionamento físico e definir minha silhueta", diz.
 
Foi através do Kiai que Karina Gesualdi começou a entrar em forma:
Foi através do Kiai que Karina Gesualdi começou a entrar em forma: "É uma ótima opção para quem quer queimar calorias em uma aula que trabalha força e resistência" (foto: Paulo Márcio)
 

A Academia Malhação aposta na adrenalina que o spinning italiano provoca, em um treinamento de ciclismo indoor semelhante ao de rua, seguindo os princípios do treino esportivo. Embaladas por frenéticos ritmos musicais, as pedaladas são feitas de forma cadenciada, controlando-se a frequência cardíaca do praticante. "A intensidade da música sugere treinos diferenciados, simulando o tipo de terreno, com maior ou menor grau de dificuldade. Dessa forma é possível trabalhar resistência, força, a capacidade respiratória, além de promover um alto gasto calórico", diz o educador físico Marco Antônio Leite.

Há três anos a engenheira Rose Mary Cosso Scuttenberg, de 52 anos, beneficia-se da atividade. "Acho que praticar spinning é um prazer. Além de todos os benefícios físicos e psicológicos, é um local onde interajo com minha família, que também pratica os exercícios, e onde fiz várias amizades."
 
O spinning italiano promoveu mudanças na rotina de Rose Mary Scuttenberg.
O spinning italiano promoveu mudanças na rotina de Rose Mary Scuttenberg. "Além de todos os benefícios físicos e psicológicos, é um prazer" (foto: Thiago Mamede)
 

Mas se aquelas famosas gordurinhas localizadas insistirem em incomodar, a dica é partir para alguns tratamentos estéticos que só têm a agregar. Um deles é a tradicional drenagem linfática. "Faço drenagem periodicamente e percebo uma melhora considerável na minha circulação. Sinto o meu corpo desinchar", diz a engenheira Paula Veneroso, de 36 anos. Com movimentos suaves, o sistema linfático é estimulado a trabalhar mais rápido, limpando as impurezas do sangue, eliminando as toxinas e líquidos acumulados no organismo, reduzindo o inchaço corporal e a temida celulite. 

"A drenagem promove bem-estar geral, potencializando o bom funcionamento do sistema linfático", diz Érica Sena, esteticista e massoterapeuta do Espaço Águas Claras. Outra opção é utilizar a tecnologia a seu favor. Na Clínica da Pele, é possível optar pelo Coolsculpting, procedimento que por meio de um aparelho congela o tecido gorduroso, promovendo a queima da gordura localizada sem danificar outros tecidos. "Realiza-se uma única sessão em cada parte do corpo escolhida, podendo ser repetida após quatro meses, se necessário", explica a fisioterapeuta Luciana Vieira. Escolha a melhor dica e prepare-se para arrasar na estação mais caliente do ano.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade