Publicidade

Estado de Minas SAÚDE | ESPORTE

Saiba como evitar riscos ao se exercitar

A prática de exercícios físicos por conta própria pode causar graves lesões articulares, especialmente em jovens


postado em 21/09/2018 16:14 / atualizado em 21/09/2018 16:59

O publicitário Ismael da Costa Pereira Neto se recuperou das lesões sofridas na corrida praticando CrossFit com o educador físico Gabriel Carneiro:
O publicitário Ismael da Costa Pereira Neto se recuperou das lesões sofridas na corrida praticando CrossFit com o educador físico Gabriel Carneiro: "Fortaleci minha muscultura e aprendi a respeitar meus limites" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Desde os tempos mais remotos, os povos descobriram que um corpo que não se movimenta se torna fraco e predisposto a doenças. Os conceitos mudaram, e a preocupação com o bem-estar e a longevidade aumentou. Concluiu-se que o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos são fundamentais para a conquista da saúde plena. Veio então a "era fitness". Nos anos 1980, a musculação e as aulas aeróbicas viraram febre nas academias. Ainda hoje, a musa Jane Fonda, aos 80 anos, inspira gerações. Novas modalidades foram sendo criadas e recriadas ao longo das décadas. Mas a busca pela saúde a qualquer preço fez com que muitos atletas de fim de semana se aventurassem à execução de atividades físicas sem qualquer orientação. Consequentemente, os casos de lesões subiram. "As mais comuns são distensões musculares, contraturas, tendinites, bursites, entorses, lombalgias e rupturas de ligamentos", diz o fisioterapeuta Arno Ribeiro, mestre em promoção da saúde e especialista em ortopedia, traumatologia e osteopatia.

"Muitas vezes acontece de o praticante vir de uma cultura de força da musculação, exagerar nos treinos e acabar sobrecarregando as articulações e tendões", diz Gabriel Carneiro, educador físico e coach de CrossFit da Companhia Athletica. Mesmo levando a fama de ser uma modalidade que gera muitos riscos, foi através do CrossFit  que o publicitário Ismael da Costa Pereira Neto, de 47 anos, se recuperou das lesões sofridas na corrida. "Fortaleci minha muscultura e aprendi a respeitar meus limites", diz. Entre erros e acertos, compreendeu-se, enfim, que o acompanhamento multidisciplinar de profissionais especializados é a garantia de um treinamento correto e seguro. A partir daí, educadores físicos, fisioterapeutas e ortopedistas alinharam os seus conhecimentos para tratar e prevenir o surgimento de lesões.

Ao praticar exercícios inadequados, a estudante Izabella Duarte Bruschi, acabou agravando um desgaste genético que possui na cartilagem da patela do joelho:
Ao praticar exercícios inadequados, a estudante Izabella Duarte Bruschi, acabou agravando um desgaste genético que possui na cartilagem da patela do joelho: "Descobri na fisioterapia que os treinos incorretos estavam sobrecarregando a região" (foto: Samuel Gê/Encontro)
Profissionais ressaltam que qualquer atividade pode ser praticada sem causar problemas, desde que feita na medida certa. "O que vai fazer a diferença é a condição do indivíduo para realizá-la", explica o fisioterapeuta Rodrigo Fádel, da Workout, especialista em fisioterapia esportiva, ortopédica e traumatológica, além de osteopatia. Segundo Rodrigo, a prática de atividades que exigem grandes amplitudes articulares, presença de cargas excessivas e envolvimento de impacto, associada a uma má condição física tendem a favorecer o surgimento de lesões precoces. "Por isso é tão importante a realização prévia de avaliação criteriosa médica e fisioterápica. Cada um possui características particulares que precisam ser respeitadas." O advogado Humberto Theodoro Neto, de 45 anos, sente-se melhor hoje do que quando era mais jovem. Praticante de ciclismo, coleciona um histórico de lesões. Desde que adotou a fisioterapia preventiva, recuperou seu desempenho e parou de sentir dor. "Consegui aumentar a intensidade dos treinos sem comprometer minha qualidade de vida."

Especialista em cirurgia do joelho e lesões de cartilagem, o ortopedista Guilherme Moreira de Abreu e Silva ressalta que, embora os esportes de contato físico, entre eles o futebol, levem maior fama de serem violentos e causarem lesões, aqueles sem contato físico também são perigosos. "Curiosamente, quase metade da população que pratica corrida apresenta ou já apresentou algum tipo de lesão musculoesquelética", diz. Outro dado relevante é que, apesar de ser comum relacionar as lesões degenerativas cartilaginosas ao envelhecimento, o número de jovens afetados é crescente. A estudante Izabella Duarte Bruschi, de 21 anos, é um exemplo. Ela malha desde os 14, o que acabou agravando um desgaste genético que possui na cartilagem da patela do joelho. "Não entendia por que, apesar de fazer tantos exercícios, continuava sentindo dor", diz. "Descobri na fisioterapia que os treinos incorretos estavam sobrecarregando a região." Ela faz parte de uma preocupante estatística. Segundo pesquisa publicada na revista acadêmica British Journal of Sports Medicine, 65% dos indivíduos acometidos por lesões relacionadas ao esporte e à prática de atividade física sistemática possuem, em média, 19 anos.

Hora da largada

Largada da última edição: para este ano, mais de 2 mil mulheres são esperadas(foto: Dudua's Profeta/Encontro)
Largada da última edição: para este ano, mais de 2 mil mulheres são esperadas (foto: Dudua's Profeta/Encontro)
Em sua 18ª edição, a Corrida Encontro Delas - Circuito Unimed é uma ótima oportunidade para quem quer ingressar na prática de forma equilibrada e consciente. Nos dias 29 e 30 de setembro, mais uma vez, a Lagoa Seca, no Belvedere, terá o seu cenário transformado. Mais de 2 mil mulheres levarão graça e beleza ao local em nome da saúde e do bem-estar. Todas as atletas, amadoras ou profissionais, concluem a prova correndo no seu tempo, de acordo com a sua capacidade física. "É importante ter essa consciência, pois o indivíduo bem orientado absorve o melhor que cada esporte pode trazer, sem ultrapassar os seus limites", diz o fisioterapeuta Rodrigo Fádel.

Cada participante optou pelo trajeto que melhor lhe convém, de 5 ou 10 km. Ao final da prova, todas as atletas serão contempladas com medalha de participação e concorrerão ao sorteio de vários brindes. As três primeiras colocadas de cada categoria serão premiadas com troféu e medalha exclusiva da joalheria Manoel Bernardes. O objetivo do evento é incentivar o cuidado com a saúde da família mineira. Quem já pratica corrida sabe da sensação gostosa de euforia, relaxamento e prazer que ela traz. Em médio prazo, ocorre o ganho de resistência, a melhora do condicionamento físico e das funções do sistema cardiorrespiratório. "Todo movimento realizado pelo sistema musculoesquelético de forma eletiva, programada, planejada e sequencial traz muitos benefícios", explica o fisioterapeuta Arno Ribeiro. Entre eles, a redução do percentual de gordura do corpo, a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, má circulação e prisão de ventre. A prática progressiva do esporte também promove o fortalecimento das articulações, tendões, ligamentos e ossos, além de melhorar a qualidade do sono. Mas sua prática requer cuidados. "Feita de forma incorreta, resulta em lesões como tendinites, fascite plantar, lesões musculares e de ligamentos", diz o ortopedista Guilherme Moreira de Abreu e Silva. Nada que uma boa avaliação pré-esportiva não possa evitar.

  • Day Care: 29 de setembro

  • Horário: das 9h às 17h

  • Corrida: 30 de setembro

  • Horário da largada: 8h30

  • Local: Lagoa Seca - Belvedere (Rua Juvenal Senra)

  • Percursos: 5 km e 10 km

  • Informações: www.encontrodelas.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade