
Fígado com jiló, feijão tropeiro, pão de queijo, kaol, coxinha de catupiry… Foi um dossiê recheado de delícias e histórias sobre a relação de BH com a gastronomia que deu à capital o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco. Agora estamos ao lado de 21 cidades do mundo inteiro, como Parma (Itália), Macau (China) e San Antonio (EUA). Que honra!
Paixão nacional

Troca-troca

Chegadas
- A árvore de limões sicilianos que Felipe Santiago plantou no Belvedere deu frutos. Foi debaixo dela que nasceu o Eva Cucina Originale, uma cantina italiana onde é possível experimentar a autêntica burrata do sul do País da Bota.
- Oh capitão! Meu capitão! O novo bar-restaurante do chef Cristóvão Laruça, do Caravela, abriu as portas no bairro mais boêmio da cidade, o Santa Tereza. Batizado de Capitão Leitão, já dá para adivinhar o prato principal: Leitão à Bairrada - receita tradicional portuguesa em que o porquinho fica assando por quase três horas e chega à mesa vitrificado, com uma casquinha dourada e quase sem gordura.
- Já pensou juntar skate, gastronomia e arte? O LayBack Park pensou e provou que o resultado é positivo. Lá, nomes já conhecidos como Rokkon e Mercearia 130 convivem com um estúdio de tattoo, lojas e um parque de skate de nível internacional.
- Precisou passar 15 anos e abrir 12 unidades para que o Pobre Juan viesse para BH. Mas aconteceu! O restaurante de Cristiano Melles (foto abaixo), especializado em parrilla portenha, abriu sua 13ª casa no 4º andar do BH Shopping. Além dos cortes, vale experimentar as empanadas recheadas com carne e muçarela.
- Delicioso. É isso que significa (literalmente) o nome do novo gastrobar Hou Mei, dos irmãos e sócios Arthur, Camila, Ricardo e Rodrigo Lam. Especializado em pratos chineses, tailandeses, coreanos e japoneses, a casa foi inaugurada pelos netos de um dos donos do mais tradicional restaurante chinês da cidade, o Macau.
- Lembra do Era Uma Vez um Chalezinho? Depois de dez anos com as portas fechadas, o restaurante foi reinaugurado no mesmo endereço, mas com nova arquitetura e novo nome: Vila Chalezinho. Agora, sob um teto de vidro, é possível degustar a eterna especialidade da casa, as fondues.
- João Paulo Oliveira foi subchef do Glouton, chef de criação do bufê Clube do Chef e agora está, pela primeira vez, à frente de uma cozinha. No Gomez, novo restaurante contemporâneo no coração de Lourdes, João gosta de pegar pratos clássicos e desconstruí-los.
Partidas
- Eleito o melhor bar de BH pela Encontro Gastrô 2018, o Cabernet Butiquim fechou as portas de sua unidade no Belvedere. No lugar, a butique de carnes e steakhouse Meat & Co. expandiu seu espaço. Mas o botequim de vinhos continua com bons rótulos em sua unidade na Savassi.
- Au revoir, L’amour Bistrot Cabaret! O restaurante revelação de 2018, segundo a Encontro Gastrô, deu tchau este ano. Inspirada no bairro mais quente de Paris, Pigalle, a casa de culinária internacional oferecia shows de jazz, blues e bossa nova todos os dias.
- No Campagne, do chef Rafael Tocchetto, a comida brasileira encontrava a graça e a leveza do campo. O restaurante ficava no meio da imensidão verde de Macacos. Este ano, por causa do risco de rompimento da barragem do distrito, o restaurante fechou as portas. Lá, se fazia o próprio sorvete, mostarda e até mesmo a própria farinha de milho.