Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Nutricionista e personal chef Pamela Sarkis é a nova colunista de Encontro

Ela já atendeu as famílias dos craques Neymar e Kaká e chega para assinar, todo mês, uma coluna sobre alimentação e qualidade de vida


postado em 08/07/2021 23:58 / atualizado em 09/07/2021 00:04

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

Pâmela estudou gastronomia e promete ensinar receitas aos leitores:
Pâmela estudou gastronomia e promete ensinar receitas aos leitores: "Costumo substituir determinados ingredientes por outros mais saudáveis. Por que não trocar o creme de leite do estrogonofe por creme de castanha de caju?" (foto: Divulgação)
Todo mundo sabe o quão é importante comer bem, montar um prato colorido e praticar atividade física. Mas, unir a teoria e a prática é outra história, sobretudo, em tempos pandêmicos. Este será um dos pontos a serem abordados pela nutricionista Pâmela Sarkis que, a partir de julho, vai assinar em Encontro uma coluna sobre nutrição. Todo mês os leitores poderão ler reflexões sobre algum tema seguido de uma receita para fazer em casa, e sem a necessidade de vestir a dólmã de chef de cozinha. "Quero ajudar as pessoas a entenderem melhor a importância de uma alimentação saudável e de manter bons hábitos", afirma a belo-horizontina.

A nutricionista Pâmela Sarkis:
A nutricionista Pâmela Sarkis: "Quero ajudar as pessoas a entenderem melhor a importância de uma alimentação saudável e de manter bons hábitos" (foto: Divulgação)
Formada em nutrição pela Newton Paiva (2007), Pâmela estudou gastronomia no Senac, e ainda fez vários cursos sobre culinária vegana e vegetariana em Nova York, nos Estados Unidos, e Buenos Aires, na Argentina. A veia comunicativa a fez participar de alguns programas de TV, além de ministrar palestras em empresas e escolas. Sua linha é uma só: disseminar a importância da reeducação alimentar. Foi em uma dessas palestras na escola onde estudava Davi Lucca, filho de Neymar, que Pâmela ficou conhecendo o jogador, camisa 10 da seleção brasileira e da equipe francesa Paris Saint-Germain. "Ele pediu para eu readequar o cardápio da casa dele, que estava com uma alimentação mais pesada", diz. A nutricionista ficou hospedada por nove dias na casa do craque, em Mangaratiba, próximo a Angra dos Reis (RJ). Seu trabalho, realizado em abril do ano passado, era ensinar as cozinheiras dali as melhores práticas para uma alimentação mais equilibrada. O craque não só aprovou, como mantém contato com a profissional para tirar algumas dúvidas.

Do mundo da bola, não foi apenas Neymar que mudou sua alimentação com a ajuda da nutricionista. Pâmela foi convocada também por Carol Dias, mulher do ex-jogador Ricardo Izecson dos Santos Leite, o Kaká. Na época, Carol estava grávida. "Ela queria um cardápio mais diversificado de peixe, já que não consome nenhum outro tipo de carne. Aí, o Kaká, por morar na mesma casa, embarcou", diz. A nutricionista diz que é possível conciliar a paixão por determinados pratos com uma alimentação mais saudável. "Costumo substituir determinados ingredientes por outros mais saudáveis. Por que não trocar o creme de leite do estrogonofe por creme de castanha de caju?", questiona. Pâmela ainda guarda um cardápio que ela montou para a família e que recebeu uma "dedicatória" do campeão: "Obrigado pela ajuda em reeducar nossa maneira de se alimentar. Obrigado pelo carinho com a família 'Dias Leite'".

Craques bem cuidados: Pâmela mantém em seu Instagram fotos com Neymar e o filho Davi Lucca; e com Kaká e a mulher, Carol Dias, acompanhados dos filhos dele, Luca e Isabella (com o cachorrinho Dom no colo)(foto: Divulgação)
Craques bem cuidados: Pâmela mantém em seu Instagram fotos com Neymar e o filho Davi Lucca; e com Kaká e a mulher, Carol Dias, acompanhados dos filhos dele, Luca e Isabella (com o cachorrinho Dom no colo) (foto: Divulgação)
Em Encontro, a profissional quer ser uma voz contra as informações que correm rápido e nem sempre são verdadeiras. "É comum chegarem até mim pacientes com sugestões de dietas para emagrecer, por exemplo, mas é importante entender se determinado procedimento tem a ver com o seu biótipo", afirma. Muitos temas já estão engatilhados para serem trabalhados pela nutricionista, que terá presença garantida também no Instagram da revista. Alguns deles têm a ver com a alimentação dos pequenos, que segundo Pâmela, são os que mais têm sofrido com as mudanças de hábitos na pandemia. Vai aqui um spoiler: em agosto, ela pretende ensinar uma receita para os pais elaborarem junto com os filhos - e com catchup de goiabada!

Aos 36 anos, Pâmela, além de dedicar grande parte do seu tempo a ensinar as melhores práticas alimentares, tem outra rotina, a de atleta amadora. Ela já participou de três ultramaratonas, na Itália e na Patagônia, entre a Argentina e o Chile. Fã da chamada corrida de montanha, no Brasil ela já participou de inúmeras provas. Disciplinada, treina ao menos quatro vezes por semana. Empolgada com o novo desafio em Encontro, a nutricionista quer que os leitores e leitoras participem ativamente da coluna, fazendo críticas, tirando dúvidas e sugerindo novos temas. Pelo visto, assunto é que não vai faltar.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade