Publicidade

Estado de Minas MÍDIA

Saiba quem é Diogo Gonçalves, novo presidente da rádio Itatiaia

Conheça também os bastidores da venda da emissora, que passou das mãos de Emanuel Carneiro para Rubens Menin


postado em 05/10/2021 08:54 / atualizado em 05/10/2021 08:58

Diogo Gonçalves tem planos de lançar novo site e aplicativo, além de querer que as pessoas assistam o que se passa nos estúdios no YouTube:
Diogo Gonçalves tem planos de lançar novo site e aplicativo, além de querer que as pessoas assistam o que se passa nos estúdios no YouTube: "Não somos apenas uma rádio. Somos produtores de conteúdo" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Novos ares pairam sobre a rua Itatiaia, 117, no Bonfim, região noroeste de Belo Horizonte. A principal rádio do estado e a segunda mais ouvida do país está sob novo comando. Ela foi comprada em maio pelo empresário Rubens Menin, dono, entre outros negócios, da MRV, do Banco Inter e da CNN Brasil. A aquisição, como não podia deixar de ser, promoveu algumas mudanças na emissora. A mais emblemática diz respeito à cadeira de presidente: sai Emanuel Carneiro, de 78 anos, que comandava a rádio desde 1994 (e que esteve presente em seus corredores desde a década de 1950), e entra Diogo Gonçalves, um gestor com 38 anos a menos e que nunca havia comandado não só uma rádio como qualquer outra mídia tradicional. Para compensar a inexperiência, Diogo apresenta suas credenciais: uma bem-sucedida carreira como gestor (passou por Usiminas, LOG CP e Fiemg), o fato de ser antenado a novas mídias e uma disposição por fazer a Itatiaia navegar em mares que vão além do dial. "Ao me convidar para o posto, Rubens Menin fez a seguinte pergunta: 'qual é a rádio do futuro?'", lembra Diogo.

Diogo bom de bola: elogiado por Kaká, o gestor faz questão de participar da pelada com os colegas da rádio(foto: Arquivo pessoal)
Diogo bom de bola: elogiado por Kaká, o gestor faz questão de participar da pelada com os colegas da rádio (foto: Arquivo pessoal)
A resposta veio rapidamente. O belo-horizontino quer que em janeiro de 2022, quando a emissora completa 70 anos de história, sejam lançados um novo site e aplicativo, além de possibilitar que os ouvintes também assistam o que se passa nos estúdios no YouTube. "Não somos apenas uma rádio. Somos produtores de conteúdo", diz Diogo, ressaltando que a credibilidade construída ao longo das últimas décadas foi o maior legado do ex-proprietário Emanuel Carneiro. "Até hoje escutamos as pessoas falarem 'deu na Itatiaia’ para destacarem que a informação é verdadeira", afirma Diogo.

O empresário Rubens Menin, atual proprietário da emissora:
O empresário Rubens Menin, atual proprietário da emissora: "Diogo é um líder nato e tem muita energia. É uma pessoa de equipe, com credibilidade e ética. Tem um potencial fantástico" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Rubens Menin já o conhecia desde a época em que trabalhou em uma de suas empresas, a LOG CP, em 2017. "Ele é um líder nato e tem muita energia. É uma pessoa de equipe, com credibilidade e ética. Tem um potencial fantástico", afirma. Emanuel Carneiro também está satisfeito de ver a Itatiaia em novas mãos. "Ele levou para a rádio uma equipe jovem com ele. A primeira impressão foi muito boa", diz. Antes de sentar de vez na cadeira da presidência, Diogo passou por um período de transição de 45 dias, quando pôde conviver com Emanuel e escutá-lo. Ouviu, claro, alguns pedidos. "Ele disse, por exemplo, para manter o time de um dos programas de mais sucesso, a Turma do Bate-Bola, que o próprio Emanuel apresentava há mais de 50 anos", afirma. Diogo não pensou duas vezes em acatar.

A Itatiaia assumida por Diogo é uma máquina de fazer ouvintes. Em 24 horas, cerca de 1 milhão de pessoas costumam ouvir a rádio. A Jornada Esportiva é o produto de maior audiência, especialmente quando transmite partidas de Cruzeiro e Atlético. Já ultrapassou 400 mil ouvintes por minuto. Os números colocam a rádio na segunda posição do ranking das emissoras radiofônicas brasileiras mais ouvidas. Perde apenas para uma rádio evangélica do Rio de Janeiro. "Temos ainda cerca de 400 mil ouvintes exclusivos", destaca Bruno Bianchini, diretor comercial da Itatiaia. Para Bruno, a cabeça da radio agora com a chegada de Diogo está no digital e no desafio de não só manter, mas aumentar a audiência.

O antigo dono, Emanuel Carneiro, disse que está satisfeito de ver a Itatiaia em novas mãos:
O antigo dono, Emanuel Carneiro, disse que está satisfeito de ver a Itatiaia em novas mãos: "Diogo levou para a rádio uma equipe jovem com ele. A primeira impressão foi muito boa" (foto: Divulgação)
Alucinado por esportes, o cruzeirense Diogo é também bom de bola e faz questão de participar da pelada com colegas da rádio. "Não sou tão bom assim, já que tentei ser jogador profissional e não consegui", diz, com alguma modéstia. Que logo é lançada às favas. "O Kaká já me elogiou quando jogamos juntos", lembra, referindo-se ao craque eleito melhor do mundo pela Fifa em 2007 e que é um de seus clientes na área financeira. Portanto, além de bom de bola, ele é bom com as finanças. Há 13 anos, mantém um perfil nas redes sociais, o @diogoesuagrana, onde ensina educação financeira. A demanda de pessoas aumentou tanto que o perfil virou empresa que presta consultoria e cuida das cifras de empresários e atletas. Atualmente, jogadores de futebol formam a maioria de sua clientela. "Ele ficou muito metido depois que Kaká o elogiou", brinca João Vitor Xavier, agora, vice-presidente de Rede e Operações da Rádio. Para João Vitor, que trabalha na emissora há 21 anos, como repórter e apresentador, o novo presidente irá ajudar a ampliar o alcance da Itatiaia. "Ele é um cara muito acelerado e dinâmico." Pelo visto, Diogo tem tudo para marcar alguns gols de placa.

Experiência em gestão

O belo-horizontino Diogo Dias Gonçalves é graduado em Comunicação Social,com ênfase em publicidade e propaganda). Tem MBA em finanças corporativas, administração de empresas e pós-graduação em finanças pessoais. Foi reconhecido como Institucional Investor, entre os melhores executivos de Relações com Investidores da América Latina na categoria Siderurgia e Mineração. Atuou na Superintendência de Defesa da Indústria da FIEMG (2018 a 2021); na Presidência do Conselho Deliberativo da Mais Previdência (2018 a 2021); na Gestão de Planejamento Financeiro e de Relações com Investidores na LOG CP, empresa do grupo MRV (2017 a 2018), e na Gerência de Relações com Investidores na Usiminas (2004 a 2016). Tem três filhas: Helena, de 8; Mariana, de 6; e Marcela, de 1 ano. É casado há 13 anos com Brenda, que é formada em direito.

Os bastidores da venda da rádio Itatiaia

"A negociação da Rádio Itatiaia não durou mais do que 30 dias", afirma Emanuel Carneiro. Ele revela que Rubens Menin, durante um evento na Fiemg, perguntou de forma despretensiosa a um dos diretores da emissora presentes se Emanuel estaria interessado em vendê-la. O questionamento chegou aos ouvidos do então presidente da rádio, que começou a cogitar a hipótese. "Olhei para a minha certidão de nascimento. Fiz 78 anos em abril. Trabalhava há 65 anos ali. Comecei aos 13. Em um determinado momento da vida você tem de passar o bastão", afirma ele, que não vai pendurar as chuteiras por enquanto, já que ainda é proprietário da Rádio Extra FM. Emanuel faz questão de dizer que a Itatiaia não estava à venda quando foi procurado. "O Rubens, o nosso patrão agora (risos), é muito leve. 
Tudo aconteceu de forma natural, sem estresse ou arrependimentos", diz. "Emanuel é um craque. A Itatiaia é uma filha dele. E nós vamos cuidar muito bem", afirma Menin.

A Itatiaia em números*

  • Média de 140 mil ouvintes por minuto

  • Alcança cerca de 2,1 milhões de pessoas no período de 30 dias

  • Em 24 horas, atinge cerca de 1 milhão de pessoas diferentes

  • Audiência da Jornada Esportiva já ultrapassou 400 mil ouvintes por minuto

  • Tem 400 mil ouvintes exclusivos

  • É o app de rádio mais baixado do país: 1,3 milhão de downloads

  • Já foram registrados em um mês 60 mil acessos no app nos EUA

*Fonte: Kantar IBOPE Media. Referente à Grande BH

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade