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Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2021 | Pedro Lourenço

Há 26 anos no mercado mineiro, o fundador dos Supermercados BH fecha o ano com 251 lojas - uma delas no Vale do Sereno, em Nova Lima -, 25 mil funcionários e faturamento de 11 bilhões de reais. E promete não parar por aí


postado em 24/01/2022 23:29

O empresário Pedro Lourenço, fundador da rede Supermercados BH.
O empresário Pedro Lourenço, fundador da rede Supermercados BH. "Somos uma empresa familiar. Nossos filhos trabalham conosco e os funcionários que ocupam cargos de confiança são treinados aqui, sempre com oportunidade de crescimento" (foto: Divulgação)
Perfil:

  • Pedro Lourenço de Oliveira, 66 anos
  • Paineiras (MG)
  • Casado, 3 filhos
  • Fundador da rede Supermercados BH

Da infância, o fundador dos Supermercados BH, Pedro Lourenço de Oliveira, se recorda da lida difícil na lavoura e em minas de carvão ao lado do pai e dos irmãos, na região de Paineiras (MG), sua terra natal. Terceiro entre 10 filhos, diz com um sorriso no rosto que ainda conta com a felicidade de ter a "mãezinha" ao seu lado, aos 88 anos de idade. E a genitora, de origem simples, teve o orgulho de ver o filho crescer e se tornar "doutor". Não no diploma, já que Pedro cursou apenas até a antiga 4ª série. Mas, sim, doutor na vida, daqueles que estão na lista dos bilionários sem curso superior. Os números, de fato, impressionam.

Há 26 anos no mercado mineiro, a rede de supermercados criada em 1996 inaugurou sua 251ª unidade no estado no último mês de dezembro, na cidade de Ponte Nova, e encerrou 2021 com um faturamento de 11 bilhões de reais, além de 25 mil funcionários diretos. Segundo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os Supermercados BH são o sétimo maior do país. No ano passado, chegou à região sul da Grande BH, ao inaugurar uma moderna loja com 2 mil metros quadrados no Vale do Sereno, em Nova Lima, em um investimento de 30 milhões de reais.

O sucesso do BH, diz Pedro, é ter preço justo, onde todos podem comprar, "sem aquele exagero de muito caro". Em qualquer das lojas da rede, o preço é o mesmo. "O BH foi criado e cresceu na periferia, temos um conceito muito bom e somos muito respeitados em Minas Gerais, atendendo às classes A, B e C." A primeira loja do empresário, mantida até hoje, foi inaugurada no bairro São Benedito, em Santa Luzia, em um espaço de 250 metros quadrados.

Após se mudar para BH, aos 18 anos de idade, e trabalhar como carregador de caixas, conferente, encarregado de depósito, vendedor de café, entre outras atividades em supermercados da região, ele sonhava em ter o seu próprio comércio. Foi aos 40 anos que conseguiu chegar lá. O faro apurado para os negócios o fez enxergar novas oportunidades e, em 1999, quando o Carrefour comprou 33 lojas da rede Mineirão, iniciou sua expansão. "As lojas pequenas da rede, que ninguém queria, eu comprei a preço de banana madura", brinca. De lá para cá, não parou mais de investir. Em 2004, dois novos sócios passaram a integrar a rede, que mantém central em Contagem. "Somos uma empresa familiar. Nossos filhos trabalham conosco e os funcionários que ocupam cargos de confiança são treinados aqui, sempre com oportunidade de crescimento", diz Pedro.

Colecionando histórias, negócios e patrimônio, o empresário não abre mão de acompanhar de perto a abertura das novas unidades. Fim de semana é na fazenda, com a família. Para ele, é essencial manter os pés no chão e não perder a humildade. "Eu queria ter uma loja. Crescer foi consequência. É preciso estar sempre ciente de que o dinheiro que passa no caixa tem de ser usado para pagar fornecedores e funcionários. Trabalhamos com o que sobra." Com seu jeito mineiro de ser, não pretende se aventurar por outras bandas, prefere fi car em território conhecido, com atuação já em 77 municípios. Não tão devagar, mas sempre, vai fortalecendo sua marca em outras cidades, especialmente no interior. E, "enquanto Deus permitir", não pretende parar. Tem mais 776 municípios mineiros para explorar.

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