Publicidade

Estado de Minas PET

Vereador de BH tem como uma de suas bandeiras o apoio à causa animal

Wanderley Porto é líder do Bloco Democrático Independente e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal


postado em 24/07/2022 22:46

O vereador Wanderley Porto:
O vereador Wanderley Porto: "O combate aos maus-tratos é essencial para a construção de uma sociedade mais evoluída, fraterna e justa. Precisamos cuidar das pessoas, mas também dos animais e do meio ambiente, enxergando o planeta como um todo" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
No bairro Vale do Jatobá, um dos mais antigos da regional Barreiro, nos idos anos 1970 se iniciava uma luta comunitária em prol da estruturação da região. Naquela época, além de transporte público, segurança e infraestrutura, faltava um pouco de tudo para a comunidade que se formava e seguia em busca de um bom lugar para se viver. Filho de pai reformado da Polícia Militar e apaixonado por política, o então menino Wanderley de Araújo Porto Filho viu o empenho de promover mudanças nascer dentro de sua própria casa. Atuando como assessor de alguns políticos, Wanderley pai provou que com interesse, garra e boa vontade é possível se construir um mundo melhor, a começar pelo próprio bairro. Imbuído do desejo de também fazer a diferença, aos 15 anos de idade, Wanderley Porto, o filho, ingressou no movimento estudantil, tornando-se presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais. Aquele seria só o primeiro passo de sua carreira política.

Vereador pelo partido Patriota desde 2021 e líder do Bloco Democrático Independente - que ao lado do Bloco Democracia e Independência forma o grupo de 13 vereadores que dizem não ser aliados nem do governo nem da oposição e somam quase 30% dos parlamentares do legislativo municipal -, ele tem transformado, aos 40 anos, o sonho de menino em realidade. Formando em Publicidade e Propaganda e em Marketing Político pela UFMG, também integra o RenovaBR, plataforma de ensino fundada em 2018 voltada para a qualificação de cidadãos que pretendem se candidatar a cargos políticos. "Vivenciando a realidade das comunidades que ainda estão à margem das políticas públicas, sofrendo todos os tipos de carências, ao longo de minha trajetória conquistei alguns cargos, mas ganhei ainda mais em experiência." Por mais de 15 anos, ele exerceu cargos de gestão e assessoramento no executivo e no legislativo, atuando como assessor de comunicação, gerente do Orçamento Participativo, chefe de gabinete, secretário adjunto e secretário municipal na Administração Regional Barreiro. Exerceu também a função de secretário adjunto em Contagem e a chefia de gabinete na Câmara de BH e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Sem rodeios, vaquejadas e rinhas de cães, galos e aves: entre as leis aprovadas de Wanderley está a que proíbe a realização de eventos que envolvam maus-tratos e crueldade a animais na capital(foto: Marcelo Santos/Divulgação)
Sem rodeios, vaquejadas e rinhas de cães, galos e aves: entre as leis aprovadas de Wanderley está a que proíbe a realização de eventos que envolvam maus-tratos e crueldade a animais na capital (foto: Marcelo Santos/Divulgação)
Em seu primeiro mandato como vereador, Wanderley chegou com a energia e disposição dos jovens, buscando novos conceitos de gestão pública. Uma de suas iniciativas foi a criação do aplicativo "Tem meu voto", que tem o objetivo de desburocratizar o acesso do cidadão a seu gabinete e manter um diálogo mais próximo e assertivo. Seu gabinete, aliás, é compartilhado com outro colega (Gabriel Azevedo, sem partido), para combater o inchaço da máquina pública. Dentre suas propostas centrais estão o foco em menos burocracia, a valorização das comunidades terapêuticas no combate às drogas, a atenção a autistas e pacientes com doenças raras, a criação de colegiados para debates temáticos, questões relacionadas ao meio ambiente e à causa animal, além do apoio à prática de corridas de rua.

Em seu primeiro ano de mandato, Wanderley Porto foi autor ou coautor de 17 projetos de lei - nove viraram lei. Também foi escolhido como membro efetivo da CPI da BHTrans e participou diretamente de todo o processo de investigação que culminou no pedido de anulação do contrato do sistema de transporte público coletivo de BH e no indiciamento de mais de 30 pessoas. Sua luta pela inclusão da causa animal em uma das comissões permanentes da Câmara resultou na oficialização da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, da qual é presidente. A iniciativa é fundamental para dar apoio a ONGs e protetores de animais independentes no combate ao crime de maus-tratos, na conscientização da população sobre a guarda-responsável e importância das campanhas de castração pública para erradicar a procriação descontrolada e o consequente abandono e sofrimento de animais, além do combate de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas ao ser humano. "São mais de 40 mil cães em situação de rua somente na capital mineira. Fora a população de felinos. É uma questão de saúde pública", diz.

Ciente de que a batalha é longa, já comemora os frutos de suas ações. Autor do projeto de lei que deu origem à Lei 11.320, conseguiu proibir a realização de eventos que envolvam maus-tratos e crueldade a animais na capital, entre eles rodeios, vaquejadas e rinhas de cães, galos e aves. Outro PL que se transformou na lei 11.344 aumentou os valores das multas aplicadas pelo município em casos de maus-tratos. "As duas medidas são essenciais para a construção de uma sociedade mais evoluída, fraterna e justa", afirma. "Precisamos cuidar das pessoas, mas também dos animais e do meio ambiente, enxergando o planeta como um todo".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade