Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Leucemia, tumor cerebral e linfoma são mais comuns em crianças

Saiba mais sobre os tipos de câncer que afetam os jovens


postado em 21/09/2018 09:45 / atualizado em 21/09/2018 10:08

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Existem três tipos de câncer que mais afetam o público infantil: leucemias, tumores cerebrais e linfomas. Por apresentar variados sintomas, o tumor em crianças e adolescentes deve ser rigorosamente vigiado. "Diferentemente do adulto, o câncer infantil possui comportamento clínico mais agressivo, mas responde melhor à quimioterapia e consequentemente possui maior taxa de cura", afirma o pediatra Jairo Cartum, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope).

De acordo com o especialista, é necessário ficar atento aos sintomas, como aumento da barriga, manchas roxas pelo corpo, palidez, perda de peso, dor ou qualquer outro sinal sem explicação.

O oncologista pediátrico lembra que o Brasil ainda apresenta taxas de cura do câncer infantil inferiores a vários países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia. "Pode-se dizer que a taxa geral de cura de nosso país está em torno de 50%, bem distante de países como os Estados Unidos, em que a taxa é de 80%", informa Jairo Cartum.

O médico enfatiza ainda que o tratamento do tumor deve contar com uma equipe multidisciplinar, incluindo enfermeiro, farmacêutico, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e dentista. "Ainda com todo esse auxílio, a participação da família é imprescindível durante o tratamento que é intensivo, mas com taxa de cura elevada", afirma o pediatra.

Saiba mais sobre os três tipos de cancro que afetam o público infantil:

Leucemia
O câncer "do sangue" fica em primeiro lugar, sendo o principal tipo de câncer infanto-juvenil, concentrando 33% dos casos. Cartum explica que sintomas como palidez, sangramentos anormais, febre, dores nos ossos e articulações aparecem rapidamente.

Tumores cerebrais
O problema no cérebro representa 20% dos tumores da infância e pode causar dor de cabeça intensa, náusea, vômito, convulsão e até mesmo dificuldade para caminhar ou manipular objetos.

Linfomas
Já os tumores que atingem o sistema linfático representam 12% dos casos e se manifestam com o aumento dos gânglios (ínguas), acompanhada de febre, emagrecimento, no subtipo Hodgkin. Nos linfomas não Hodgkin, observa-se em crianças pequenas massas extensas no abdômen, tórax ou em outra parte do corpo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade