Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Veja algumas dicas para prevenir o câncer de mama

O ato de amamentar o bebê ajuda a evitar o tumor, sabia?


postado em 31/10/2018 10:44 / atualizado em 31/10/2018 10:55

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama responde por 25% dos novos casos de tumor em mulheres no Brasil todos os anos. Entre 2016 e 2017, foram cerca de 57.960 ocorrências em todo o país.

"O câncer de mama é definido como o crescimento de células malignas a partir do tecido mamário. O sintoma mais perceptível é o surgimento do nódulo no seio, que pode ou não ser palpável. Por isso, é importante que a mulher fique atenta também a outros sinais, como inchaço, alterações na coloração, tamanho, formato, textura da pele das mamas e secreções que saem do mamilo", explica o ginecologista Renato de Oliveira, da clínica Criogênesis, de São Paulo (SP).

A precaução é a melhor forma de lidar com qualquer doença. Por isso, o especialista cita quatro dicas para prevenir o câncer de mama:

Autoexame
Embora não substitua os exames regulares, o autoexame ajuda na detecção de alterações nas mamas. "O autoexame deve ser realizado uma vez ao mês, na semana seguinte ao término da menstruação. A mulher deve posicionar-se em frente ao espelho, com uma mão atrás da nuca, usando a outra para palpar a mama suavemente com os dedos. Enquanto isso, ela deve observar se há alguma alteração visível, como por exemplo, alteração na pele ou no formato da mama. Para as pacientes que não menstruam, recomenda-se o autoexame sempre no mesmo dia de cada mês", diz o médico.

Realização da mamografia
"Apesar de não ser consenso se a idade de início de investigação das mamas por mamografia ser aos 40 ou 50 anos, considerando ausência de fatores de risco como o antecedente familiar de câncer de mama, a recomendação de as mulheres, a partir dos 40 anos, realizarem a mamografia uma vez ao ano é amplamente realizada. Caso tenham algum parente próximo com câncer de mama, o início da investigação é antecipado", afirma ginecologista. A ultrassonografia pode ser indicada como exame complementar, assim como há indicações específicas para o rastreamento com a ressonância nuclear magnética.

Hábitos saudáveis
A prática de exercícios regulares inibe o desequilíbrio hormonal, importante fator de prevenção do câncer de mama. Além disso, o consumo de frutas, vegetais folhosos, crucíferas (brócolis e couve-flor), leguminosas, associadas a um baixo consumo de gordura saturada, também previnem o aparecimento do tumor, pois diminuem a formação de radicais livres, informa Renato de Oliveira.

Amamentação
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a amamentação completa diminui de 3% a 4% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama. Além disso, as mães que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição do tecido glandular por gordura nas mamas. "Isso mostra que, não apenas os bebês se beneficiam da amamentação, mas as mamães também. Por isso, é fundamental sempre orientar as gestantes que o aleitamento materno, além de fonte de saúde, ajuda na prevenção desta terrível doença", diz o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade