Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Atividades domésticas podem ser equivalentes à academia

Estudo comprova benefícios das tarefas cotidianas


postado em 26/02/2019 13:48 / atualizado em 26/02/2019 14:06

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Executar as tarefas domésticas costuma ser uma atividade que causa pavor em muita gente. Afinal, a maioria dos cuidados que uma casa necessita são trabalhosos, demandando paciência e esforço. Entretanto, a recompensa por essas ações do dia a dia pode ir muito além de deixar o ambiente limpo e organizado, de acordo com um grupo internacional de cientistas. Segundo a pesquisa, realizar os afazeres domésticos pode ser tão eficaz quanto ir à academia. A informação foi divulgada pelo portal australiano Warwick Daily News.

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Austrália, Dinamarca, Noruega e do Reino Unido e publicado no jornal científico Britsh Journal of Sports Medicine, um dos mais respeitados do mundo. Os resultados mostram que muitas tarefas diárias, como subir e descer escadas, ou sair para fazer compras, podem ser classificadas como treinamento intervalado de alta intensidade, o famoso HIIT (da sigla em inglês para High Intensity Interval Training), que, inclusive, está na moda no Brasil.

O professor Emmanuel Stamatakis, um dos autores do estudo, citado pelo portal australiano, explica porque os resultados da pesquisa são considerados positivos: "Descobrimos que a tarefa doméstica que faz você ficar cansado, mesmo que por alguns segundos, traz um grande benefício para a saúde".

Essas atividades diárias citadas na pesquisa multinacional, e que se equiparam ao treinamento HIIT, foram classificadas pelos cientistas como sendo incidentais de alta intensidade (ou HIIPA, na sigla em inglês para High Intensity Incidental Physical Activities), e incluem, ainda, coisas simples como correr atrás de filhos pequenos e fazer o percurso até o trabalho à pé.

Outro vantagem das atividades HIIPA, segundo os cientistas, é que não são necessários equipamentos, tampouco habilidade para realizá-las, ao contrário do que ocorre no treinamento HIIT, comum nas academias de ginástica.

Queimando calorias

O portal australiano cita, ainda, um estudo anterior, realizado pela consagrada Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, que avaliou a queima de calorias de uma pessoa de 83 kg em algumas tarefas corriqueiras.

Segundo os pesquisadores americanos, caminhar por 17 minutos (num ritmo constante de 5,6 km/h), brincar com crianças ou mesmo carregar caixas pode queimar até 178 calorias. Já meia hora cuidando do jardim, cortando grama ou plantando árvores queima 200 calorias, ressalta o Warwick Daily News.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade