Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Alimentos podem combater a ansiedade e aumentar a imunidade

O prato ideal deve conter no mínimo três cores. Veja os benefícios dos nutrientes e monte um cardápio saudável


postado em 30/04/2019 16:03 / atualizado em 30/04/2019 16:20

Anna Verano, coordenadora técnica do Grupo Oncoclínicas em Minas Gerais, ressalta o poder curativo dos alimentos
Anna Verano, coordenadora técnica do Grupo Oncoclínicas em Minas Gerais, ressalta o poder curativo dos alimentos
Alimentos naturais podem combater a ansiedade, aumentar a imunidade, promover o crescimento ósseo, ajudar o coração e ainda prevenir doenças como a depressão e o Alzheimer. Por isso um prato ideal deve conter cores variadas que representam nutrientes diferentes e importantes para a saúde de adultos e crianças. Para ter o melhor dos alimentos e de suas propriedades curativas e preventivas, quanto mais colorido o prato, melhor.

Para os idosos, por exemplo, alimentos vermelhos, brancos e amarelos não devem ser esquecidos. "Os alimentos vermelhos possuem antioxidantes", diz a nutricionista Anna Verano, coordenadora técnica do Grupo Oncoclínicas em Minas Gerais. Segundo ela, os alimentos brancos e amarelos contêm nutrientes como o cálcio, importante para manutenção da saúde dos ossos, o que, além de essencial para a terceira idade, é da mesma forma valioso para crianças. Já o grupo marrom possui certos tipos de gorduras insaturadas como os ácidos graxos o ômega 3 e o ômega 6. "Eles são essenciais na regulação do colesterol, para manter uma pele saudável, para o crescimento das crianças e para o transporte e a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e dos carotenóides", explica a nutricionista.
 
Castanhas, cereais e grãos combatem a depressão e a ansiedade, previnem doenças crônicas, como Alzheimer, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer (foto: Pixabay)
Castanhas, cereais e grãos combatem a depressão e a ansiedade, previnem doenças crônicas, como Alzheimer, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer (foto: Pixabay)
 

Ossos fortes para toda a vida

Os alimentos verdes contêm micronutrientes como o fósforo, que auxilia no crescimento dos dentes e dos ossos e deve fazer parte do hábito alimentar cotidiano de toda a família, já que contribui em especial para todo o processo de crescimento na infância e adolescência, trazendo benefícios que se estendem ao longo de toda a vida.
 

Coração saudável

Ricos em cálcio, potássio e vitamina C são os alimentos que geralmente têm a cor branca e amarela. Nesta categoria entram leite, cogumelo, queijo, arroz, batata, banana, couve-flor e maracujá. "O cálcio e o potássio contribuem para a formação e manutenção dos ossos, para a regulação dos batimentos cardíacos e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos", comenta a nutricionista. O cálcio e o potássio possuem também efeito anti-inflamatório e antialérgico, propriedades antibióticas e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o LDL colesterol. Já as frutas mais ácidas e cítricas são fontes importantes de vitamina C, responsável por diversos benefícios, entre eles o aumento da imunidade a doenças. "Os alimentos amarelos também possuem ácido málico e bromelina, que melhoram a digestão e combatem a prisão de ventre", diz.

Sistema imunológico

Alimentos como abóbora, pêssego, cenoura, damasco, laranja, manga, mamão e batata-doce são aliados do sistema imunológico. “Eles são antioxidantes e favorecem o metabolismo das gorduras, ajudam no funcionamento dos glóbulos brancos, fundamentais para um sistema imunológico saudável, promovem o crescimento ósseo e colaboram na regulação do crescimento, na divisão celular e no funcionamento do sistema nervoso”, ressalta Anna Verano.  A especialista ainda acrescenta que a curcumina, princípio ativo do açafrão, tem sido extensivamente investigada no tratamento de uma grande variedade de cânceres. São eles: gastrointestinais, geniturinários, mama, pulmão e neurológicos.
A vitamina A e dois outros tipos de carotenoides  a luteína e a zeaxantina  também são importantes para o bom funcionamento da visão, para o viço e o bronzeamento da pele, e para a força dos cabelos e das unhas.
 
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
 

Cuca fresca

Os alimentos ricos em selênio melhoram a disposição mental, e ainda contêm vitamina E  e vitaminas do complexo B nutrientes vitais para a saúde. Entre os componentes dessa turma estão aveia, cevada, nozes, centeio, castanhas, cereais, linhaça e grãos.
"São excelentes fontes de carboidrato complexo, substâncias que levam mais tempo para serem transformadas em açúcar pelo  organismo, promovendo maior saciedade", diz Anna. Eles também melhoram o funcionamento do intestino."Além disso combatem a depressão e a ansiedade e previnem doenças crônicas, como Alzheimer, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer."

Saiba mais:

O grupo Oncoclínicas elaborou um completo guia que ensina a obter o melhor dos nutrientes em cardápios do dia a dia.
O download pode ser feito no site: www.movimentopelavida.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade